NF cobra pagamento correto das Horas Extras da Troca de Turno

O Sindipetro-NF cobrou durante a mesa de negociações na última terça, 10, e volta a formalizar hoje por meio de ofício à Petrobrás, a regularização do pagamento das horas extras da troca de turno nas plataformas a partir do mês de janeiro de 2020.

Em razão de um procedimento unilateral e mal sucedido da empresa, que enviou e-mails aos trabalhadores informando uma alteração na forma de medição das horas mas não reforçou a divulgação, a maioria dos trabalhadores não teve conhecimento da mudança e acabou ficando sem receber o pagamento.

O sindicato conseguiu em mesa de negociação que as horas de janeiro poderão ser declaradas, por meio de uma planilha adotada, junto com as de fevereiro. A entidade cobra ainda a ampliação da divulgação da mudança e mais uma extensão nos prazos.

O NF alerta a categoria para que denuncie gerentes que espalharam boatos sobre um suposto fim do pagamento da hora extra da troca de turno, ou que pressionam por trocas de turno apressadas. Casos podem ser relatados ao sindicato pelo e-mail [email protected].

Importância da troca de turno segura

Embora não tenha sido negociado com o sindicato, a entidade não tem objeção à adoção da planilha adotada pela Petrobrás — até então vinha sendo pago um valor referente a um tempo médio de 20 minutos para as plataformas, o que o NF considera o correto. Diante de uma posição da empresa de que este pagamento precisaria ser revisto, o sindicato defendeu e fez constar em acordo coletivo que uma nova medição fosse feita, o que não ocorreu.

A entidade orienta a categoria a manter uma troca de turno extremamente criteriosa, com uma passagem de serviço detalhada, revendo as PTs (Permissões de Trabalho), indo à área, verificando equipamentos, até mesmo em razão do baixo efetivo das áreas operacionais.

“Precisamos lembrar que essa é uma conquista dos trabalhadores que tem como origem a tragédia da P-36, concretizada por acordo em 2003. Temos notado que alguns acidentes recentes têm ocorrido em razão da falta de uma troca de turma mais cuidadosa, precisamos estar atentos a isso”, lembra o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

Cabiúnas

Em Cabiúnas não houve a adoção das planilhas individuais, mas também estão ocorrendo pressões das gerências para que as passagem de turno sejam apressadas, inclusive com a antecipação da saída dos ônibus. O sindicato orienta a categoria a, assim como nas plataformas, a fazerem a passagem de serviço de forma muito criteriosa e a anotarem os horários de começo e término. Novas orientações serão dadas em breve à categoria da base sobre o tema.