NF cobra que parada de produção da P-40 seja acompanhada de monitoramento ambiental

O Sindipetro-NF não foi convidado para acompanhar a parada programada na P-40, que está em curso e envolve a abertura de equipamentos. Diante disso, a entidade encaminhou ofício às gerências da UN-BC e UN-ES solicitando o cumprimento da cláusula 80 do ACT, que determina que esta atividade seja acompanhada de Monitoramento Ambiental, devendo a entidade sindical ser convidada para acompanhamento.

Por considerar que as atividades de paradas, alterações, comissionamentos e descomissionamentos, tem alto potencial de alterar a exposição dos trabalhadores e, em consequência, afetar sua saúde e segurança, a diretoria do NF solicitou informações relativas à realização de atividades de monitoramento ambiental durante a parada programada de P-40, bem como o planejamento dos monitoramentos ambientais para as demais paradas planejadas nas unidades da UN-BC (incluindo as terrestres) e UN-ES.

A NR 37 no item 37.5.3 determina que por ocasião das paradas programadas,  o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos seja revisado ou elaborado um programa específico. Havendo também tal necessidade quando ocorrer a modificação, ampliação, respectivos comissionamento ou descomissionamento.

Segundo relatos dos trabalhadores da unidade, o monitoramento ambiental durante a parada ou revisão do Programa de Gerenciamento de Riscos não estão sendo realizados. Por isso, o NF também solicitou à Petrobrás informações sobre as revisões do PGR ou programa específico quando da modificação, ampliação, respectivos comissionamento ou descomissionamento para as unidades da UN-BC e UN-ES.

O Sindipetro-NF lembra à categoria que acompanhará o caso e solicita que enviem relatos para o e-mail [email protected].