NF convoca assembleia dos trabalhadores em plataformas hoje, 19h

Sindipetro-NF propõe a realização de uma paralisação de PT por 24 horas nesta sexta, 13, contra terceirização assassina

A categoria petroleira de todo país está de luto pelo grave acidente ocorrido no início da tarde de ontem e que vitimou cinco trabalhadores, quatro estão desaparecidos e 14 hospitalizados. A brigada de incêndio está atuando desde o início da explosão e continua a bordo na busca dos desaparecidos. Uma equipe de nove bombeiros foi enviada, na noite de ontem para o navio-plataforma para auxiliar o resgate.

A diretoria do NF compara esse caso ao grave acidente da P-36, quando 11 trabalhadores morreram. No FPSO São Matheus, todos pessoal a bordo era terceirizado da BW Offshore, já que a plataforma era afretada da Petrobrás. No pré-sal todas as unidades são afretadas e na Bacia de Campos temos a ameaça de substituir as plataformas por afretados no Campo de Marlim. Se a categoria não se posicionar agora, há possibilidade do quadro se agravar.

Fruto de um chamado nacional da FUP para que todos os sindicatos realizem mobilizações, o Sindipetro-NF convoca a categoria petroleira a realizar nesta sexta, 13, uma paralisação de PT por 24 horas pela vida. Por isso é necessário que os petroleiros embarcados a realizem assembleias simultâneas às 19h desta quinta, 12, para aprovar esse indicativo do sindicato.

Durante a assembleia, o sindicato orienta que a categoria debata sobre a insegurança a bordo e a respeito do processo de terceirização de sua unidade, discriminando em ata o percentual de trabalhadores da Petrobrás a bordo. Também é preciso que se posicionem contra o Projeto de Lei 4330 que acaba de voltar ao plenário da Câmara dos Deputados.

Esse acidente reforça o que o Sindipetro-NF vem afirmando em seus boletins, de que há interesse dos gestores da Petrobrás e das empresas operadoras em facilitar a ocorrência de grandes acidentes e inviabilizar a Petrobrás como empresa pública.

Assembleias

Dia 12 de fevereiro – às 19 horas – em todas as unidades. Com envio de atas imediatamente após a assembleia.

Indicativo: Realização de uma paralisação de PT por 24 horas a partir da zero hora do dia 13 de fevereiro

Orientações para Paralisação de PT´s nas plataformas:

1. Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
2. Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
3. Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.
4. Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
5. Suspender as PTs de CIPA.
6. Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
7. Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
8. A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento.
9. Informar ao sindicato o nome dos trabalhadores que furarem o movimento e dos gerentes que assediarem a categoria no dia da paralisação.

Click aqui para baixar o modelo de ata