NF convoca assembleias para rejeição da proposta apresentada pela Petrobras, a partir do dia 17

A diretoria da Petrobrás apresentou essa semana uma contraproposta de Acordo Coletivo que não contempla em grande parte as reivindicações da categoria petroleira e precisa ser rejeitada. Uma proposta que entra em colisão com a expectativa do movimento sindical que esperava avanços e retomada de conquistas históricas que foram tiradas dos trabalhadores.

Diante disso, os petroleiros do Norte Fluminense vão realizar assembleias de 17 a 22 de setembro para avaliar os indicativos tirados no Conselho Deliberativo da FUP. Ao que tudo indica essa contraproposta é reflexo de uma diretoria lavajatista e bolsonarista que ainda ocupa os cargos mais altos da companhia, por isso a categoria deve mostrar através da presença maciça nas assembleias sua total indignação e rejeitar esse documento.

Os indicativos do Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP, que estarão em pauta nas assembleias, incluem a rejeição da primeira contraproposta apresentada pelo Sistema Petrobrás e a aprovação de uma Assembleia em caráter permanente. Além disso, será discutida a aprovação do desconto de contribuição assistencial em quatro parcelas de 2% sobre o salário líquido, sendo 1% destinado ao Sindipetro-NF e 1% destinado à FUP.

“O que está em jogo é muito mais do que apenas um acordo salarial. É a qualidade de vida, as condições de trabalho e o futuro de todos os petroleiros que dependem deste acordo para garantir seus direitos e dignidade. temos que lotar as assembleias e dizer não a essa proposta” – afirma o diretor do NF, Marcelo Nunes.

As assembleias serão realizadas em diferentes locais e datas, abrangendo as várias unidades e grupos de trabalhadores. É importante que todos participem e se envolvam ativamente nas discussões para tomar decisões que afetarão diretamente o seu futuro. Veja o modelo de ata e calendário abaixo:

Calendário:

Plataformas: De 17 até 22/09 (retorno das atas até às 19h do dia 22/09)

Cabiúnas:

Grupo C: 18/09 (19h)

Grupo D: 19/09 (19h)

ADM e Grupo E: 20/09 (07h)

Grupo A: 21/09 (07h)

Parque de Tubos: 19 e 21/09 (13h)

Porto do Açu: 19/09 (07h)

Barra do Furado: 19/09 (12h)

Imbetiba

TURNO: 18/09 (07h30 e 19h20)

Praia Campista: 19 e 20/09 (13h)

Aposentados

Sede Macaé 20/09 (10h)

Sede Campos 21/09 (10h)

Parque de Tubos (TURNO): 22/09 (07h30 e 19h30)

Indicativos:

1. Rejeição da Primeira Contraproposta do RH do Sistema Petrobrás;
  2.  Aprovação de Assembleia em caráter permanente.
  3. Aprovação do desconto de contribuição assistencial em quatro parcelas de 2% sobre o salário líquido, sendo 1% destinado ao Sindipetro-NF e 1% destinado à FUP.

Leia o Edital

Edital Petrobras - ACT 2023