O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense convoca os trabalhadores do Sistema Petrobrás a participar das assembleias que acontecem a partir do dia 22 de setembro com o objetivo de avaliar o indicativo de rejeição da contraproposta ao Aditivo de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2015/2017, apresentada pela Direção da Companhia na última sexta-feira, 16.
A contraproposta da empresa reduz conquistas da categoria, congela o salário base, reduz hora extra e retira o auxílio almoço, substituindo-o por tíquete-refeição.
Segundo a FUP, a intenção de Pedro Parente é desmontar aos poucos tudo que a categoria conquistou nos últimos anos, o mesmo que vem fazendo com a Petrobrás, ao colocar à venda subsidiárias, campos do Pré-Sal e outros ativos estratégicos.
Parente vende a redução da empresa e das conquistas dos trabalhadores como salvação para a crise que eles atribuem única e exclusivamente à “roubalheira”, justificativa de suas intenções nefastas. A Pauta pelo Brasil diagnosticou toda a conjuntura e apontou caminhos para a Petrobrás se manter integrada
A orientação do Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP e do Sindipetro-NF é rejeitar a contraproposta de Termo Aditivo do ACT e aprovar o Estado de Greve e de Assembleia Permanente, além da “Operação Para Pedro”. O formato dessa operação será divulgado posteriormente.
Calendário de Assembleias
Imbetiba – Quinta, 22 – 13h
PT – Terça, 27 – 13h
EDINC – Quarta, 28 – 13h
Sede Campos – Quarta, 28 – 10h
UTGCab
Grupo E – Sexta, 23 – 7h
ADM – Sexta, 23 – 16h
Grupo A – Segunda, 26 – 7h
Grupo B – Terça, 27 – 7h
Grupo C – Terça, 27 – 23h
Grupo D – Quarta, 28 – 23h
Plataformas – Assembleias de sexta, 23 a domingo, 25 de setembro, com retorno das atas até às 12h de segunda, 26 de setembro.
Indicativo:
– Rejeição ao termo aditivo
– Aprovação do Estado de Greve
– Aprovação de Estado Assembleia Permanente
– Operação Padrão a partir do dia 29 de setembro