NF convoca assembleias para rejeitar proposta de ACT apresentado pela Petrobrás

Começam hoje as assembleias presenciais para avaliar os indicativos dos sindicatos e da FUP de rejeição de contraproposta, que a gestão bolsonarista da Petrobrás chama de “última”, em afronta aos trabalhadores, de mobilização, além de aprovar manifesto contra a chantagem da empresa (confira a íntegra dos indicativos abaixo).

Além das assembleias, o NF está convocando um Seminário on line para debater os próximos passos na luta contra os cortes de direitos no Acordo Coletivo de Trabalho e nos Acordos Regionais (Dia de Desembarque, Turno da Manutenção e Auxílio Deslocamento).

Reafirmados por reunião da Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF na manhã desta terça, 23, os indicativos foram aprovados pelo Conselho Deliberativo da FUP no último dia 18. A Federação e os sindicatos também aprovaram suspender os atos que estavam previstos para esta semana (Revap, Reduc e Norte Fluminense), para que as bases e as direções sindicais possam se concentrar na realização das assembleias.

Acordos Regionais

No Norte Fluminense, além da luta pelos direitos do ACT, a categoria enfrenta a intransigência da empresa na tentativa de cortar os direitos dos Acordos Regionais. Em reunião com o RH local na última sexta-feira, os prepostos da empresas insistiram na retirada dos direitos e mostraram-se sem autonomia para a negociação, o que fez o sindicato nacionalizar a questão.

“Infelizmente, a postura da empresa continua a ser de imposição, autoritária, covarde. Uma empresa como a Petrobrás, que tem os trabalhadores aqui na Bacia de Campos que garantem boa parte dos lucros de mais de R$ 137 bilhões, que foram distribuídos para meia dúzia de acionistas, mais do que o orçamento anual do Ministério da Educação. A mesa de RH, na verdade, não estava formada por negociadores, mas por simples meninos de recado”, protesta o coordenador geral do NF, Tezeu Bezerra.

Calendário de assembleias

Açu23/08 à 04/09, com retorno das atas até o meio dia de 05/09. No local de trabalho.

Cabiúnas

• Turnos: Grupo C – 23/08 às 19h.
  • Grupo D – 24/08 às 07h
  • Grupo E – 25/08 às 07h
  • Grupo A – 29/08 às 19h
  • Adm de Cabiúnas +Grupo B – Terça feira dia 30/08 às 07h

Aposentados:

• Campos – dia 31/08 às 10h
  • Macaé – dia 01/09 às 10h

Imbetiba adm – 24/08 e 25/08 às 13h, na entrada da Praia Campista

• Turnos Imbetiba – dia 25/08 07h e 19h, dia 30/08 07h e 19h e dia 02/09 às 19h(Sempre na saída do turno)

Adm Parque de Tubos – 24/08 à 25/08  às 13h, na Igrejinha

• Turnos Parque dos Tubos – 25/08 07he  19h, 30/08 07h e 19h e dia 02/09 às 19h(Sempre na saída do turno)

Plataformas, somente à bordo de 23/08 à 04/09, com retorno das atas até o meio dia de 05/09

Confira os indicativos da FUP/NF

1 – Rejeitar a 3ª Contraproposta apresentada pela Petrobrás e subsidiárias.

2 – Intensificar as mobilizações, com realização de paralisações pipoca, operações padrão por segurança e outras ações que serão realizadas com a participação da base.

3 – Referendar a cobrança já feita pela FUP de prorrogação do ACT até o fim das negociações, com garantia da data-base.

4 – Autorizar a FUP a retomar as negociações, diretamente com o RH ou sob mediação do TST, priorizando a defesa de 6 pontos que atacam diretamente o ACT, sendo eles:
– Garantia de emprego no Sistema Petrobrás.
– Manutenção do Acordo Regional do NF (Dia de Desembarque, Turno da Manutenção e Auxílio Deslocamento).
– Limite de 13% para descontos da AMS.
– Preservação dos adicionais de gasodutos e da operação da mestra nacional (Transpetro).
– Manutenção da relação trabalho x folga em 1 x 1,5, no regime de turno de 12h nos prédios administrativos.
– Fim dos ataques à organização sindical.

5 – Aprovação do Manifesto em repúdio à posição autoritária da gestão da Petrobrás.

Modelo ata - Assembleia agosto .docx
Manifesto em repúdio à posição autoritária da gestão da Petrobrás