NF é informado sobre desmobilização da plataforma P-31 e cobra acompanhamento

O Sindipetro-NF recebeu ontem, da Petrobrás, a informação de que a plataforma P-31, na Bacia de Campos, não voltará a produzir e será desmobilizada. O sindicato cobrou da empresa o acesso aos estudos econômicos que justificam a desmobilização e a manutenção de um canal de diálogo sobre as condições de transferência dos trabalhadores.

“A gente vem infelizmente trazer a notícia da desmobilização da P-31, devido a um estudo que eles [da Petrobrás] colocaram para nós que não seria economicamente viável o retorno da produção na unidade. Nós solicitamos que este estudo seja apresentado ao sindicato e questionamos como vai ser o futuro dos trabalhadores e das trabalhadoras da plataforma”, afirma o diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.

O sindicalista também orienta os petroleiros e petroleiras da unidade para que mantenham a entidade informada sobre como estão ocorrendo as transferências.

“Vamos continuar lutando para que a Petrobrás seja brasileira, com unidades brasileiras e produzindo para um Brasil melhor. Vamos continuar na luta e, qualquer coisa, os trabalhadores da plataforma podem entrar em contato conosco. A gestão acordou conosco de ter um canal de diálogo sobre essa mobilização agora dos trabalhadores agora que vão ter que ir para outra unidade”, afirma.

O também diretor sindical Marcelo Nunes registrou que o sindicato acompanha o caso com muita atenção, para garantir a manutenção de direitos dos trabalhadores e o diálogo sobre as transferências. “Embora os regimes dos trabalhadores sejam mantidos, esse tipo de situação sempre nos preocupa. A gente tem em mente a quantidade enorme de transferências que aconteceram nos governos anteriores”, lembra.

O Sindipetro-NF defende que as desmobilizações de unidades sejam compensadas com novos investimentos da Petrobrás em unidades próprias, dentro do projeto de reconstrução da companhia como empresa indutora do desenvolvimento econômico e social do país.