NF elege delegados à III Plenária Nacional da FUP

Com o tema “Os desafios do movimento sindical na atual conjuntura” terminou na noite de quinta, 19, o 8° Congrenf (Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense)no auditório da sede do Sindipetro-NF em Macaé. Os petroleiros presentes aprovaram duas moções de apoio, elegeram quem serão seus delegados e definiram as propostas que o Norte Fluminense levará para a II Plenária Nacional da FUP (veja abaixo).

A III PlenFUP acontecerá entre os dias 02 e 05 de agosto, em Porto Alegre com o tema “A energia a favor dos povos, com justiça social e ambiental”.

Moções:

Moção 1
Os  Delegados e  Delegadas  ao 8o Congresso dos Petroleiros do norte Fluminense, aprovam a presente moção em apoio ao compromisso político da FUP e do Sindipetro-NF em relação a construção da reincorporação  da Transpetro ( Petrobras Transporte) pela Petrobras, nos seguintes termos:
A)Iniciar ações políticas de conscientização na categoria sobre a importância da reintegração: Seminário, mídias e etc.
Entendemos que a reintregação, no caso da Transpetro que é composta por maioria de novos, precisa ser de dentro para fora.
B)Atos públicos com a categoria, durante e fora de época de negociação de ACT e PLR, voltada para este assunto.
Para o fortalecimento do povo brasileiro, dos petroleiros e da proteção das riquezas do nosso país, nós entendemos que estas ações estão direcionadas neste sentido.

Moção 2

Os Delegados e Delegadas presente ao 8º Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense (8º CONGRENF) aprovam a presente moção em apoio a reintegração da técnica em química, Ana Paula Aramuni, lotada no Terminal de Cabiúnas que foi arbitrária e injustamente demitida pela Transpetro no dia de 04 de maio de 2012.
No ato de sua demissão a Transpetro entregou uma carta com a citação do artigo 482º da CLT, alíneas:
b) incontinência de conduta ou mau procedimento;
h) ato de indisciplina ou de insubordinação;
k) ato lesivo de honra e boa fama ou ofensas físicas praticada contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem.
Ana Paula foi cipeira no Terminal de Cabiúnas na gestão de 2009-2010 e 2010-2011. Em janeiro de 2012 a companheira denunciou problemas de SMS e o assédio moral que ocorre na unidade ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Depois da formalização da denúncia no MPT a Transpetro formou uma comissão que resultou em sua demissão. A demissão de Ana Paula é uma constatação de perseguição política e de prática antisindical do sistema Petrobras.

Delegados do NF à III Plenafup

Antonio Alves da Silva (Tonhão) – Sindipetro-NF