NF elege delegados às plenárias da CUT Nacional e Estadual

O Sindipetro-NF promoveu na manhã desta segunda, 30, uma assembleia na sede de Macaé, para eleger delegados e delegadas para as plenárias (estadual e nacional) da CUT. Antes da seleção dos representantes da categoria houve uma fala inicial do diretor Antônio Alves da Silva (Tonhão) e em seguida palestra sobre conjuntura com o Coordenador do sindicato, Sergio Borges.

O NF levará 17 delegados titulares e cinco suplentes à 17ª Plenária Nacional – João Batista Gomes (Joãozinho) “Novos Tempos, Novos Desafios”, que acontece entre os dias 14 a 16 de outubro de 2025, em São Paulo, e reunirá dirigentes sindicais de todo o Brasil para organizar a estratégia da Central diante do atual contexto de luta da classe trabalhadora. O nome da Plenária é uma homenagem à João Batista Gomes, o Joãozinho – sindicalista, membro da direção nacional da CUT que faleceu em abril deste ano.

São objetivos da Plenária Nacional cutista, o debate sobre a conjuntura internacional e nacional e seus impactos para a classe trabalhadora e para a organização sindical; o fortalecimento do sindicalismo com a valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical; o fortalecimento da CUT na reconstrução e transformação do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania; a intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade; a realização de alterações estatutárias; e a elaboração da estratégia e do plano de lutas para o próximo período.

No Rio de Janeiro, a plenária estadual (13ª) será nos dias 29 e 30 de agosto.