NF entra na justiça contra pagamento de hora extra aos fura greves

O departamento jurídico do Sindipetro-NF ajuizou duas ações trabalhistas de não pagamento de horas extras aos pelegos da Petrobrás e da Transpetro – equipe de contingência, que furarem a greve marcada para amanhã, 24 de julho.

Para o NF os fura greves são funcionários da Petrobrás que, alheios as lutas dos trabalhadores que os beneficiam, atendem aos caprichos da empresa no intuito de obter ascensão profissional. Essas equipes de contingência são formadas por Gerentes, Coordenadores e Supervisores – cargos de nomeação que são, atualmente, um objeto de barganha dentro da empresa e tem a clara intenção de substituir, forçosamente, os grevistas nas áreas operacionais. O Sindicato considera essa atitude uma demonstração de total imprudência – haja vista que tais profissionais, em sua imensa maioria, não possuem capacidade técnica, colocando em risco todos os trabalhadores – e desrespeito aos direitos dos trabalhadores.

Além do não pagamento das horas extras aos fura greves, o Sindipetro-NF exige também que a Petrobras não embarque equipes de contingência, com base na ausência de qualificação técnica dos membros das mesmas, garantindo, dessa forma, a segurança de todos os trabalhadores, grevistas ou não; que não realize qualquer tipo de contratação no intuito de substituir os trabalhadores grevistas e que seja mantida a tutela antecipada até sentença do mérito.