NF entrega exemplar de livro sobre Trianon a Noêmia Magalhães

O diretor do Sindipetro-NF José Maria Rangel entregou, na tarde de hoje, em nome da entidade, um exemplar do livro “Nos tempos do Trianon – Campos se diverte!” à líder do movimento de resistência dos pequenos produtores rurais do Açú, Noêmia Magalhães. A obra, de Juliana Carneiro e Victor Andrade de Melo, foi impressa com apoio do sindicato e contribui para a preservação da memória cultural do município.

Expulsos de suas propriedade no processo de desapropriação de terras para criação de uma área industrial no entorno do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), os pequenos produtores enfrentaram a violência da segurança privada da empresa LLX, na época pertencente ao empresário Eike Batista, e da política militar, sob o governo estadual de Sérgio Cabral.

Noêmia Magalhães resitiu em sua terra, o Sítio Birica, e mantém a luta por justiça no processo de desapropriação, que chegou a provocar mortes, adoecimentos e perdas patrimoniais e afetivas irreversíveis aos moradores do distrito.