NF esclarece posição sobre ato na sede da Petrobrás em Macaé nesta quinta, 28

O Sindipetro-NF recebeu convite na tarde de hoje, 27, para participar, nesta quinta-feira (28/04), de um abraço à sede da Petrobrás, em Macaé. Entidade que historicamente está nas ruas em defesa dos trabalhadores, da Petrobrás e da soberania do País, o sindicato naturalmente respeita o direito à livre manifestação, mas, neste caso especificamente, avalia não ser pertinente a sua participação, até por estar envolvido em outra atividade já programada sobre o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

É sabido que existe uma redução das atividades portuárias de logística na cidade de Macaé, em razão da redução de sondas, próprias e contratadas, e da desativação de plataformas. Contra este cenário dramático, o Sindipetro-NF se insurge há anos e, mais recentemente, neste ambiente de bombardeio contra a empresa, intensificou a luta em defesa da companhia em parceria com dezenas de entidades dos movimentos sociais e com a participação da categoria petroleira.

Uma greve histórica da categoria foi realizada em novembro de 2015 justamente tendo como pauta a reversão dos desinvestimentos, com a adoção da chamada Pauta pelo Brasil, com uma plataforma de ações para retomar a Petrobrás para o rumo do desenvolvimento nacional e da distribuição de riquezas.

Foram realizados dezenas de trancaços e outras formas de mobilização em defesa de uma Petrobrás forte e com compromisso com os brasileiros.

O Sindipetro-NF não concorda, no entanto, que esta pauta justa seja confundida com alardes não confirmados de que a Petrobrás estaria deixando a cidade de Macaé e, muito menos, que uma comoção seja fabricada para atender a outros interesses.

Ciente da sua responsabilidade como representante dos petroleiros, o Sindipetro-NF, portanto, não participará da referida atividade, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição para o debate lúcido sobre os impactos regionais do famigerado plano de desmonte da empresa, contra o qual a entidade sempre lutou e continuará a lutar.

Diretoria do Sindipetro-NF
Macaé, 27 de Abril de 2016