NF esclarece sobre retorno de férias e realização de exames aos trabalhadores de Cabiúnas

Nas assembleias realizadas ontem, 27, na base de Cabiúnas de trabalhadores questionaram o sindicato sobre dois assuntos. retorno de férias e a realização de exames periódicos. Esses dois assuntos foram tratados numa reunião no dia 15 de setembro entre diretores do Sindipetro-NF, o RH da Gas & Energia e representante da gestão da UTG-CAB.

A respeito do retorno de férias foi deliberado na reunião que a gestão não irá restringir a execução da cláusula do ACT que fala sobre permuta para o regime especial. Nesse caso, os trabalhadores podem negociar permutas com colegas de trabalho, ao invés de ter os dias descontados.

Já em relação aos exames médicos, ficou definido que será seguida a  NR-7, ou seja, esses exames e o clínico geral devem ser feitos no horário administrativo, com todo ônus ao empregador. Só em casos de uma situação especial é que serão realizados na folga.

A Assessoria Jurídica do sindicato afirma que “o exame médico não deve ser feito na folga. Os exames médicos decorrem do trabalho, sendo necessário que os mesmos sejam realizados durante a jornada de trabalho, sem qualquer tipo de desconto pela empresa. A folga é um direito sagrado, o trabalhador pode se negar a realizar exames no seu dia de folga, bem como solicitar a remarcação. Se realizar o exame na folga o trabalhador faz jus, no mínimo, as horas extras”.

O Sindicato orienta aos trabalhadores que forem orientados pela empresa a fazer exame na folga, que juntem evidências e enviem para [email protected].