NF faz ato por três horas em base da Perbras

A diretoria do Sindipetro-NF realizou na manhã desta quinta, 8, mais um ato “Sem o NF não tem Acordo” contra a postura antissindical dos representantes da Perbras em Macaé, de excluir o NF das mesas de negociação. A atividade durou cerca de três horas nos galpões L09, L13 e L17 localizados no bairro Bela Vista.

Para o Coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, “o ato cumpriu seu objetivo de incomodar a gestão e essa era nossa intenção”.

Em paralelo a FUP também solicitou à Perbras uma Carta Compromisso de retomada do NF às mesas de negociação e aguarda uma resposta da empresa.

Desde novembro a Federação Única dos Petroleiros e os sindicatos petroleiros vem realizando atos em todas as bases da empresa para mostrar seu repúdio à postura intransigente da Perbras. Já foram realizados atos no NF, na Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Pernambuco (veja box no final do texto).

Em documento, a FUP declarou repudiar as atitudes antissindicais da Perbras e convocou todos os sindicatos fupistas para lutar contra as arbitrariedades patronais. “Este tipo de prática coloca em risco a representação de todos os sindicatos” – diz o Coordenador da FUP, José Maria Rangel.

Entenda os fatos

No último Acordo, a empresa simulou uma assembleia de trabalhadores da Perbras cuja decisão era de mudar a representação sindical para o Sinditob. A própria categoria denunciou ao NF em setoriais que essa assembleia não foi divulgada e teve quórum baixíssimo. Essa prática fere a Constituição Brasileira, em relação à livre sindicalização.

Além doas atos, no dia 19 de outubro, em mesa de negociação os sindicatos cobraram da empresa a garantia do Sindipetro-NF como legítimo representante dos trabalhadores da base da Bacia de Campos. Também deixaram claro que sem esse reconhecimento não haverá assinatura do acordo para nenhuma das bases.

Cerca de 500 petroleiros atuam na Perbras no Norte Fluminense. A representação dos empregados da empresa foi retirada do Sindipetro-NF por outra entidade sindical, o Sinditob, que recentemente fechou acordo com 0% de reajuste.

ATOS REALIZADOS

28/10 – Em Catu, na Bahia
O primeiro ato contou com a participação da FUP e sindicatos petroleiros, como o Norte Fluminense, Bahia e Espírito Santo, todos contra a exclusão do NF das mesas de negociação com a Perbras.

06/12 – Norte Fluminense
O Sindipetro realizou um ato no Parque de Tubos que impactou nas atividades da empresa.O ato público que reforçou a campanha “Sem o NF, não tem acordo”, que reafirmou a representação da categoria pelo Sindipetro-NF nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.

07/12 – São Matheus, Espírito Santo
Ato na frente da empresa em São Matheus, Espírito Santo durou cerca de três horas. Em paralelo, também aconteceram atos nas áreas de Santiago, Buracica e Taquipe, que correspondem as regiões de Catu, Alagoinhas e São Sebastião. A luta “Sem o NF não tem acordo” na Perbras tem realizado atos em todo país onde há base instalada da empresa.

08/12 – Espírito Santo e Bahia
No Espírito Santo foram paralisadas as sondas de produção de petróleo (SPT) nos campos de SM, CANCAN e FAL.
Na Bahia foram paralisadas as sondas e os serviços de monitoramento das áreas de Santiago, Buracica e Taquipe.

15/12 – Mossoró
Petroleiros e petroleiras da Perbras realizaram na manhã do dia 15, em Mossoró (RN).A empresa tentou esvaziar o ato, enviando ônibus para retirar os trabalhadores local, mas o ônibus foi interceptado pelos sindicalistas e os petroleiros voltaram ao local da manifestação.