NF faz trancaço de três horas no heliporto do Farol

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Para marcar o início da Operação Para Pedro no Farol de São Tomé, a diretoria do Sindipetro-NF e trabalhadores aposentados e da ativa realizaram na manhã desta quinta, 29 um trancaço no Heliporto do Farol de São Tomé. Mais ou menos 800 trabalhadores foram atingidos com os atrasos de voo e a paralisação. Os portões foram abertos por volta das 8h40, mas o movimento de conscientização da categoria continua no local. Muitos trabalhadores permanecem parados.

Enquanto isso, nas unidades marítimas e terminais os petroleiros realizam uma operação padrão. “A mobilização nacional inicia em um momento de grande enfrentamento no Norte Fluminense com as punições e perseguições praticadas pelas gerências, para tentar intimidar a categoria. A resposta será mais mobilização.” disse o Coordenador Geral do Sindipetro-NF, Marcos Brêda.

Conheça as orientações gerais para a realização de Operação Para Pedro:

  1. Seguir rigorosamente as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego

    1. 1 Caso encontre algum descumprimento da Norma, envie imediatamente ao Sindicato para que seja providenciado denúncia ao MTE

  1. Seguir rigorosamente os procedimentos do sistema da Petrobras, para realizar qualquer tarefa padronizada

  1. Avalie se o trabalho à ser realizado implica em algum tipo de risco grave e iminente para a integridade física dos trabalhadores ou trabalhadoras, para a instalação e/ou para o meio ambiente. Caso positivo, utilize o direito de recusa presente no Acordo Coletivo de Trabalho 2015-2017 Petrobrás e Transpetro (cláusulas 135º e 101º respectivamente) e o item 2.7 do Código de Ética do Sistema Petrobrás.

  2. Ao se deparar com uma tarefa que não possua procedimento, avalie a necessidade de que seja criado um padrão para a mesma. Caso seja necessário, conjuntamente com as demais áreas envolvidas, prontificar-se a colaborar na elaboração do procedimento para aquela tarefa.

  1. Mantenha a boa prática de imprimir o documento que padroniza a tarefa a ser executada e levá-lo para o local de trabalho para a realização do serviço com o máximo de fidelidade ao Padrão. Após o término da tarefa, descarte o padrão impresso para não ocorrer risco de existirem versões impressas de revisões antigas.

  1. Quando a tarefa a ser executada envolver mais de uma pessoa, certifique-se que todos envolvidos estão integralmente a par das normas que padronizam o serviço

  1. No caso das Plataformas, seguir rigorosamente o Regulamento Técnico de Segurança Operacional para Instalações Marítimas de Exploração e Produção SGSO, estabelecido pela Resolução ANP nº 43/2007

    7.1 Caso encontre algum descumprimento do Regulamento, enviei imediatamente ao Sindicato para que seja providenciado denúncia à ANP.

  2. Informar a Sindicato se a ocorrência de alguma anormalidade, acidente ou incidente e se esses estão relacionados ao descumprimento de alguma Norma, Regulamento ou Padrão por parte de gerentes ou pessoas que não aderiram ao movimento.

  3. Em qualquer caso de assédio, denunciar as respectivas tentativas ao sindicato através de documento assinado pelos trabalhadores, descrevendo a situação e denunciando os assediadores