NF indica aprovação da proposta da Petrobrás

Após o movimento de paralisação de PTs realizado por 41 plataformas da Bacia de Campos, o ato dos petroleiros no dia 3 na frente da Transpetro e com a proximidade da greve marcada para o dia 11 de outubro, a Petrobrás apresentou sua proposta na última sexta-feira, 05. O Sindipetro-NF convoca os petroleiros do Norte Fluminense a realizarem assembleias a partir de hoje, 9, para avaliar o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP e dos sindicatos de suspensão do estado de greve e aprovação da proposta.

A diretoria do NF esteve reunida nos dias 8 e 9 para avaliar as negociações e a proposta da empresa  chegou a conclusão de que ela apresenta avanços e indica sua aprovação.  Para o Conselho Deliberativo a última proposta da empresa aumenta o ganho real e o valor do abono que avançou para um novo patamar tanto em remunerações, quanto no piso; conquista de mais um extraturno (dobradinha) e  altera de 90% para 100% o pagamento das horas extras dos trabalhadores de regime administrativo que atuam nas paradas de manutenção e partidas das novas unidades.

A FUP e seus sindicatos, reunidos no Conselho Deliberativo, avaliaram que a nova proposta, dentro da atual conjuntura, representa um avanço na recomposição dos salários e a ampliação de direitos. Segundo o Dieese, o novo reajuste arrancado na luta pela categoria significará para os trabalhadores um aumento efetivo em sua remuneração entre 7,51% e 8,2%, dependendo do número de anuênios que receba. Isso representa um ganho real entre 2,16% e 2,77%.

A diretoria também decidiu que manterá cobrança junto à empresa no sentido de reverter as punições da Greve pela Vida. O movimento foi realizado pelo acidente ocorrido com a aeronave  AW 139 no dia 19 de agosto na Bacia de Campos.  Após o acidente as aeronaves ficaram paradas e agora voltaram a voar após alteração no projeto da pá do rotor de cauda, o que comprova que a luta por segurança nos voos estava correta.

CALENDÁRIO DAS ASSEMBLEIAS

Local   Data Horário

Campos Quarta, 10,        10h

Tecab – Grupo EQuarta, 1015h

Tecab – Grupo B/Adm Quinta,117h

PTQuinta, 117h30

Praia CampistaQuinta, 1113h

Tecab – Grupo A Quinta, 1115h

Tecab – Grupo C Quinta,  1123h

Tecab – Grupo D Sexta, 1223h

Plataformas

de 09 a 14 de outubro, com retorno das atas até às 12h do dia 15.

Indicativos:

– Suspensão do estado de greve.

– Aprovação da proposta da Petrobrás apresentada no dia 5/10.