NF indica aprovação da proposta da Petrobras

NF indica aceitação de proposta salarial feita pela Petrobrás na quarta, 24, em assembleias que começam nesta sexta, 26, pelas plataformas e Tecab

Acesse aqui o modelo de ata para assembleias.

Os petroleiros do Norte Fluminense têm assembleias a partir desta sexta, 26, para avaliar indicativo, do Sindipetro-NF e da FUP, de aceitação da proposta de cláusulas econômicas para o Acordo Coletivo dos Trabalhadores (confira calendário abaixo).
A proposta elevou o reajuste na RMNR de 7,58% para 9,71%, o que representa um ganho real entre 2,36% e 3%. A Petrobrás também estenderá para 34.460 aposentados e pensionistas os níveis recebidos pela ativa em 2004, 2005 e 2006, o que representará um reajuste de 12,49% em seus benefícios. A empresa elevou ainda o valor do abono proposto, que agora passa a ser de 1,06% sobre a soma da RMNR mais o ATS ou R$ 7.668,00, o que for maior.
Em relação às cobranças da FUP sobre recomposição de efetivos, a Petrobrás criará um fórum de negociação específico para tratar desta questão, como determina a cláusula 96 do ACT. Quanto às pendências do Acordo Coletivo referentes a regimes de trabalho, a empresa concordou que a compensação das horas trabalhadas nos dias 24 e 31 de dezembro no regime administrativo sejam discutidas com os sindicatos e não mais impostas pelas gerências, como vinha ocorrendo. No que diz respeito à atividade especial em horário administrativo (cláusula 105 do ACT), o Conselho Deliberativo indicou que proposta feita pela Petrobrás seja discutida pelos sindicatos, que se posicionarão na próxima reunião da Comissão de Regimes.

Proposta conquistada
•Reajuste de 6,51% no salário básico (adiantamento já recebido)
•Pagamento dos níveis de 2004, 2005 e 2006 para 34.460 aposentados e pensionistas
•Reajuste de 9,71% na RMNR – ganho real de 2,36% a 3%
•Reajuste do auxílio almoço de R$ 769,56 para R$ 848,32 e do vale-refeição de R$ 831,16 para R$ 916,30
•Reajuste de 9,71% do Adicional do Estado do Amazonas
•Reajuste da Gratificação de Campo Terrestre de Produção de R$ 900,40 para R$ 987,83
•Reajuste de 9,71% das tabelas dos Benefícios Educacionais e Programa Jovem Universitário (a partir de janeiro de 2015)

Ganho real acima da média

A proposta conquistada pelos petroleiros representa um ganho real superior ao que foi conquistado no ano passado (1,82% a 2,33%) e também ao que vem sendo garantido pela maioria das categorias. Estudo do Dieese com base em cerca de 400 negociações coletivas acompanhadas pelo órgão aponta que 45% das categorias que obtiveram ganhos reais conquistaram índices entre 1% e 2% acima da inflação e outros 20% garantiram de 2% a 3% de aumento.

Calendário de Assembleias no NF

Tecab-Grupo C – Sexta, 26 7h
Tecab – Grupo B – Sexta, 26 15h
Tecab – Grupo D – Domingo, 28 7h
Parque de Tubos  – Segunda, 29 7h30
Santa Monica – Segunda, 29 13h
Tecab Adm+G. E – Terça, 30 7h
Praia Campista – Terça, 30 13h
Tecab – Grupo A – Terça, 30 23h
Edima – Quarta, 01 7h
Petroffice – Quarta, 01 7h
Sub-sede – Campos Quarta, 01 10h
Edica – Quarta, 01 13h
Edicen  – Quarta, 01 13h

Plataformas: De Sexta, 26, a Domingo, 28, com retorno de atas até 12h da Segunda, 29.

ata26092014