NF indica greve de 24 horas no dia 10 e chama assembleias

A diretoria do Sindipetro-NF aprovou em reunião hoje o indicativo de participação da categoria petroleira da região na Greve Nacional de 24 horas, no próximo dia 10, contra a pauta do governo golpista de Michel Temer, que quer cortar direitos trabalhistas e investimentos sociais.

“As medidas econômicas de seu governo ilegítimo, anunciadas na semana passada e já em curso, revelam o que vínhamos alertando: o objetivo do golpe é derrubar as conquistas que garantimos a duras penas ao longo dos últimos anos. Retirar direitos da classe trabalhadora,  arrochar salários, reduzir os investimentos do Estado na educação, saúde, habitação e outras áreas sociais, privatizar empresas públicas,  entregar o Pré-Sal e o que restou das nossas riquezas são medidas que atendem à Fiesp, às transnacionais, ao mercado de capitais e aos demais financiadores do golpe”, afirma a FUP.

A avaliação do indicativo será feito nas plataformas em assembleias a partir da sexta, 03, até o próximo domingo, com retorno das atas até às 12h da segunda, 06. Para as bases de terra, será divulgado em breve o calendário de assembleias. Como em outras mobilizações semelhantes, o tipo de greve será informado na véspera do movimento.

O protesto foi convocado nacionalmente pela Frente Brasil Popular e pela Frente do Povo Sem Medo, e encaminhado para os petroleiros como indicativo da FUP. O objetivo é combater as medidas anunciadas pelo governo e também protestar contra a indicação de Pedro Parente para a presidência da Petrobrás.

Para a FUP, a nomeação de Parente sinaliza a retomada de uma “agenda de desmonte de direitos e de privatização iniciada por Fernando Henrique Cardoso nos anos 90 e que foi estancada durante o governo Lula”.

A Federação e seus sindicatos, entre eles o NF, avaliam que será preciso muita mobilização para “impedir o violento retrocesso que atingirá a categoria nos próximos meses”.