NF indica nova paralisação de PT´s

O Sindipetro-NF convoca os petroleiros embarcados nas plataformas da Bacia de Campos a realizar novamente Assembléias neste sábado, 3, às 19h, para avaliarem indicativo de realização de nova paralisação em protesto contra a implantação do sistema de conseqüências vinculado ao GDP-SO (Gerência de Desempenho Pessoal – Segurança Operacional).

A proposta de realizar paralisações em momentos diferentes surgiu no Seminário da Campanha Reivindicatória, para que petroleiros de diferentes grupos nas plataformas fossem mobilizados.

O indicativo do sindicato é de suspensão, a partir da 0h do domingo, 4, da emissão de Permissões de Trabalho durante 24 horas. Mesmo unidades que ainda não têm a aplicação do sistema de conseqüência devem aderir à manifestação, para que a idéia não se alastre.

Movimento

O primeiro movimento de não emissão de PT ocorreu no último dia 21, e foi um sucesso. Trinta e cinco plataformas paralisaram as emissões de PTs na Bacia de Campos.

Sistema de Consequências (GDP-SO)

O Sistema de Consequências (GDP-SO) faz parte da política de SMS da Petrobrás que continua insistindo na punição ao invés da educação. O objetivo do movimento é demostrar toda a insatisfação da categoria com a aplicação do GDP-SO nas plataformas da Bacia de Campos (UN-BC e UN-Rio) e não permitir que chegue às plataformas do E&P-Serv.

É hora dos trabalhadores de todas as plataformas partiparem do movimento dando uma demonstração de total união da categoria.

Eleja um representante para Seminário do NF

Durante as Assembléias do próximo sábado, o NF indica que também seja eleito um representante da unidade para o Seminário de Qualificação de Greve, que o sindicato vai realizar na próxima quinta, 8. O NF vai custear passagens, estadia e alimentação para os participantes, caso seja necessário.

Como fazer a paralisação de PT´s

– Não emitir, liberar, requisitar ou acompanhar PTs.

– Não executar PTs emitidas por superiores hierárquicos e não

realizar tarefas rotineiras.

– Formar uma comissão para analisar as atividades

necessárias à habitabilidade e segurança da unidade.

– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias

emitidas anteriormente.

– As PTTs (Permissão de Trabalho Temporário) devem ser

suspensas.

Espaço Aberto

José Maria Ferreira Rangel*

Vamos à luta companheiros

Mais uma vez os petroleiros da Bacia de Campos vão dar mostra da sua capacidade de luta e organização. Neste sábado, 3, a categoria nas plataformas realiza Assembléias para manifestar novamente a sua repulsa em relação ao famigerado sistema de conseqüências vinculado ao GDP-SO. Ao mesmo tempo, os trabalhadores mandam outro recado para a companhia: estamos unidos e fortes para enfrentar uma eventual insistência da Petrobrás em não avançar nas negociações da Campanha Reivindicatória.
Se, em função de uma questão localizada como a do GDP-SO — que combatemos justamente para que não se espalhe — somos capazes de paralisar a emissão de Permissões de Trabalho em 35 unidades como fizemos, os petroleiros ,no último dia 21, imagine então o que não seremos capazes de fazer caso o movimento nacional da categoria volte a nos chamar para a mobilização por conquistas no Acordo Coletivo de Trabalho, como está sinalizado através do indicativo de Greve a partir de 26 de novembro.
É bom não subestimar a capacidade de luta da categoria petroleira. É possível que existam trabalhadores tão organizados e cientes do seu valor quanto a nossa, mas é difícil imaginar alguma que nos supere. Os dirigentes da Petrobrás, especialmente aqueles ligados aos porões conservadores da empresa, não deveriam brincar com fogo quando insistem em sistemas de punição como o GDP-SO e quando fazem um desdenhoso silêncio em relação às negociações da Campanha Reivindicatória.
Vamos à luta neste domingo. Vamos mostrar que conhecemos a nossa importância e que não abaixamos a cabeça para gerentes opressores que acreditam que segurança no trabalho, boa ambiência e respeito se conquistam no “tapinha”. Todos às Assembléias e à Paralisação!

*Coordenador do Sindipetro–NF