NF indica rejeitar proposta e iniciar nova mobilização

O NF indica, para as Assembléias convocadas para este sábado, 21, às 19h, a rejeição da proposta da empresa apresentada nesta sexta, 20. É muito importante que as Assembléias sejam realizadas simultâneamente, para mostrar a união da categoria. O sindicato também indica novas e mais intensas mobilizações (veja quadro ao lado). As mobilizações realizadas até agora, no dia da troca de turma, já cumpriram o seu papel de impor o tema para a companhia e unificar os trabalhadores em torno da luta.

A empresa propôs conceder 0,5 folga para todos os empregados que desembarcam pelo Aeroporto de Macaé e Farol de São Tomé, com limite de dez ocorrências por ano e com período fixado entre janeiro de 2008 à data de inauguração do novo aeroporto de Farol de São Tomé.

A companhia também propôs implantar turno para o pessoal que atua na área de manutenção da UN-RIO e UN-BC, em um prazo de até 120 dias.

A proposta da empresa não considera o Dia de Desembarque como trabalhado, como reivindicam os trabalhadores, baseados em decisão de seminário,  discrimina quem embarca pelo Aeroporto de Jacarepaguá e não resolve  o intervalo de jornada de 11 horas, que é previsto em Lei. O único ponto positivo é que avança em relação à proposta anterior, que discriminava os trabalhadores pelo horário de desembarque.

Turno na manutenção

E sobre o turno para o pessoal da manutenção, apesar de ter sido reduzido o prazo para 120 dias, o sindicato considera que ele ainda é longo.

Reivindicação histórica dos petroleiros, o NF entende que a sua implantação valoriza a manutenção e resolve riscos para a segurança, pois haverá sempre um profissional destas áreas no horário. Além disso, abre caminho para que outros profissionais em sobreaviso, como por exemplo o Técnico de Movimentação e Transporte, obtenham a conquista.

Calendário de luta

Sábado, 21 – 19h
Assembléias para avaliar os seguintes indicativos:
1 – Rejeitar proposta do dia 20 de junho e aprovar mobilização de parada de PT’s por 48 horas.
2 – Indicar dois representantes  Seminário na quinta, 26.

Domingo, 22 – Até 12h
Retorno das atas.

De 0h da Segunda, 23, até 24h da terça, 24
Mobilização simultânea de paralisação de PT’s (que consiste em não emitir, liberar, requisitar ou acompanhar PT’s, não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos, não realizar tarefas que não estejam relacionadas com habitabilidade e segurança, formar uma comissão de mobilização em cada unidade, suspender as PTs de Cipa e não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente).

Quarta, 25 – 16h
Reunião da Diretoria do NF para avaliação da mobilização.

Quinta, 26 – 9h às 17h
Seminário de avaliação da campanha e qualificação da mobilização pelo Dia de Desembarque, na sede do NF, em Macaé, com um representante de sobreaviso e um de turno de cada unidade, que preferencialmente estejam de folga. Para o sindicato somente a construção de uma mobilização ainda maior vai fazer a Petrobras mudar esta proposta. Por isso, o seminário é importante para estabelecer a estratégia de luta e intensificar o movimento.

Sexta, 27
Sindicato define novos encaminhamentos para avaliação em assembléias.

Imprensa do NF – 20/06/08 – 18h22