NF inicia campanha Outubro Rosa de conscientização sobre o câncer de mama

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Durante todo o mês de outubro, o Sindipetro-NF estará aderindo à campanha internacional “Outubro Rosa” de conscientização e luta pelo combate ao câncer de mama. Em todas as bases serão colocadas faixas em apoio ao movimento e distribuídos adesivos à categoria petroleira. As sedes do sindicato também serão iluminadas com a cor rosa, para marcar a campanha.

Segundo informação publicada no site do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não, mas a maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.120 (2015 – INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.207 mulheres (2013 – SIM).

Outubro Rosa

O mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama. Conhecido por “Outubro Rosa”, neste mês todas as mulheres com mais de 40 anos de idade são estimuladas a fazer o exame de mamografia e a todas, a fazer o auto-exame de mama. Com essa simples prática, milhares de vidas podem ser salvas.