NF leva à Petrobrás questionamentos do TBM

O Sindipetro-NF protocolou hoje ofício para Petrobrás com questionamentos dos trabalhadores do Setor de Turbo Máquinas, como havia sido decidido em reunião da categoria no último dia 18.

Os trabalhadores registram ponderações sobre a identificação da função nos Atestados de Saúde Ocupacional — se de manutenção ou de fiscal —, e sobre o necessário rigor nos procedimentos para liberação de serviços.

Confira abaixo o conteúdo do documento:

Ao Gerentes de  RH da UO-Rio Reinaldo Duarte
Ao Gerente de RH da UO-BC Carlos Alberto Monteiro
Ao Gerente de SMS da Uo-Rio Jairo Junior
Ao Gerente de SMS da UO-BC Alex Murteira
C/c para Gerências de Turbomáquinas da UO-RIO e UO-BC

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, cumprindo seu dever de defesa dos trabalhadores por ele representados, vem por meio desse ofício informar que em reunião realizada no dia 18 de junho, com Técnicos de Manutenção que atuam em Turbomáquinas, duas questões importantes foram levantadas. Os presentes aquela reunião e decidiram por consenso enviar este ofício para os seguintes questionamentos:

1 – Sobre a atividade dos técnicos de manutenção de turbomáquinas: manutenção ou fiscal. Alguns Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs) registram a atividade de fiscal e outros a atividade de manutenção. Soma-se a isso a declaração da Petrobras ao juiz em ação judicial movida pelo sindicato que estes técnicos não atuam na manutenção. Porém, os próprios trabalhadores afirmam que atuam realizando tarefas de manutenção diretamente nas máquinas. Além disso, as plataformas foram questionadas sobre o assunto nas assembleias realizadas até o dia 24 de junho de 2012 e 26 atas de plataformas (PCE-1, PCH-1, PCP-1/3, PCP-2, PNA-1, PNA-2, P-09, P-12, P-15, P-18, P-19, P-25,P-26,P-27,P-31, P-33, P-34, P-35, P-38, P-40, P-47, P-48, P-51, P-53, P-54 e P-56) atestando que estes técnicos trabalham em manutenção. Diante disso, solicitamos o posicionamento sobre qual é a atividade dos técnicos de manutenção de turbomáquinas oficialmente para a Petrobrás.

2 – Informar que foi identificado que no dia-a-dia do trabalho da manutenção de turbomáquinas aos técnicos é exigido o mínimo de indisponibilidade das máquinas que sofrem intervenções de manutenção. O sindicato e os trabalhadores entendem que esse atendimento à necessidade de continuidade operacional não pode e não deve dispensar o cumprimento de todos os procedimentos para liberação de serviços e preservação da segurança. Por esse motivo, apesar das muitas exigências para agilização, ratificamos que o trabalho dos técnicos de manutenção de turbomáquinas seguirá de forma rigorosa todos os procedimentos de liberação de serviços e de segurança previsto na legislação e nas normas, regulamentos e procedimentos da Petrobrás.

Sem mais, aguardamos resposta.

PS- Solicitamos reencaminhem cópias para os gerentes da área de turbomáquinas das duas unidades operacionais

Sds

José Maria Ferreira Rangel

Coordenador Do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense”