NF levanta pendências em P-20 durante fiscalização

De 23 a 26 de fevereiro, aconteceu em P-20 uma fiscalização da ANP – Agência Nacional de Petróleo, que contou com a participação do diretor do Sindipetro-NF, Luiz Carlos Mendonça (Meio quilo). Durante sua estada na plataforma, Luiz Carlos se reuniu com trabalhadores e com o cipista, Rômulo, para levantar as pendências da unidade (veja lista abaixo) , com base inclusive nos relatos das atas de CIPA da Unidade.

Essa fiscalização ainda é reflexo do acidente de graves proporções que atingiu a unidade localizada no Campo de Marlim na Bacia de Campos, dia 26 de dezembro de 2013. Ao final da fiscalização os auditores da ANP relataram várias não conformidades, mas nenhuma delas considerada crítica, a ponto de levar à interdição da unidade. Os auditores se comprometeram a definir um prazo curto para que a Petrobrás resolva as não conformidades que serão descritas em relatório final.

A participação de um dirigente sindical está garantida na Cláusula 132 sobre Segurança no Trabalho – Inspeções Oficiais, no ACT dos trabalhadores da Petrobrás.

Lista de pendências levantadas pelos trabalhadores e direção do NF

– Número excessivo de PT’S comuns e extraordinárias, saindo da programação normal
– Efetivo dos operadores e da Brigada.
– Fusão da facilidade com manutenção, não respeitando o ACT – cláusulas 159 a 161, capítulo VIII.
– Treinamento dos Brigadistas.
– Metodologia de liberação de PT’S.
– Identificação da GIM E FAN, que são os documentos que trazem as anáalises de risco e mudança efetuadas no sistema.
– Plataforma produzindo com H2S, necessidade de verificar se há plano de ação.
– Condições dos camarotes e banheiros coletivos, em relação ao ANEXO II,da NR- 30.e NR-24.
– Sistema de canhões motorizados em aplicativo a Diretriz Corporativa, Numero 2.
– Posicionamento do Flare.
– Operação “cega” da movimentação de carga, em alguns momentos.
– Equipamentos do lastro apresentam corrosões acentuadas e há dificuldade na reposição automática dos equipamentos.
– Adequação do PPRA ao PCMSO.
– Sala dos Motores Principais (Geração principal, incidentes de vazamentos).
– Atendimento a postos e pronto, quando pouso e decolagem de helicóptero (guarnição do bote resgate pelos três).
– Sistema de Abastecimento e armazenamento de produtos químicos.