NF manifesta pesar pela perda de Joaquín Piñero, líder do MST e editor do Brasil de Fato

O Sindipetro-NF registra grande pesar pela morte, ontem, do editor do Jornal Brasil de Fato e liderança do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Valquimar Reis, mais conhecido como Joaquín Piñero, aos 39 anos, vítima de câncer. Joaquín foi um dos grandes amigos da luta petroleira e atuou em diversos momentos como um dos agentes da solidariedade existente entre o movimento e a FUP e seus sindicatos.

Em sua conta pessoal no Facebook, o coordenador do sindicato, Tezeu Bezerra, afirmou que a morte de Joaquín é “uma grande perda para o MST, mas também uma grande perda para o Brasil. Joaquim sempre com sua simplicidade e humildade ajudou e ensinou a todos nós. Ficamos mais próximos devido à construção do Brasil de Fato, que sem dúvida por inúmeras vezes foi fundamental para falar e defender a nossa Petrobrás. Que Deus o receba de braços abertos e conforte o coração de todos amigos e familiares”.

Também diretor do Sindipetro-NF, José Maria Rangel lembra da grande proximidade que teve com Joaquín quando exerceu a coordenação geral da FUP. “A gente teve uma relação muito estreita naquele período, que era um período muito nebuloso. Fizemos vários jornais Brasil de Fato em edição extraordinária. A gente criou uma relação de amizade muito forte”, lembra Rangel.

Joaquín Piñero nasceu em Ji-Paraná, em Rondônia, e atualmente vivia no Rio de Janeiro. Atuava em diversas frentes das lutas sociais e se dedicava especialmente ao jornal Brasil de Fato, onde integrava o Conselho Editorial. O MST divulgou nota há pouco onde registra a trajetória de Piñero e lamenta a perda do líder popular (aqui).

O Sindipetro-NF manifesta as suas condolências aos familiares, amigos e companheiros e companheiras de luta de Joaquín. Presente!

[Foto: Piñero em evento da ALBA Movimientos, na Argentina, em 2017 – Facebook/Acervo pessoal]