NF orienta categoria a não votar nas eleições de Cipa por plataforma

O Sindipetro-NF chama a categoria petroleira da Bacia de Campos a não votar nas eleições de Cipa por plataformas que iniciam amanhã, 14, até que a Petrobrás volte atrás na sua posição de transferir pessoas de unidade com o prazo de inscrições para eleição da Cipa ainda aberto. Sendo que grande parte dessas pessoas fizeram a greve em novembro de 2015, o que o NF caracteriza como retaliação.

Hoje, 13, o sindicato entrou com um pedido de suspensão do processo eleitoral e realização de mesas de entendimento na SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho. Em seguida, notificará o Ministério Público do Trabalho denunciando a Petrobrás pelo descumprimento de acordo de não retaliar grevistas.

Essa semana o sindicato também protocolou na coordenação da comissão eleitoral da Cipa por plataforma um documento onde denunciava a prática ilegal no processo eleitoral de Cipa por plataforma, por parte da UO-BC.

No documento, o sindicato exige que a gerência da UO-BC e a Comissão Eleitoral respeitem o processo eleitoral de CIPA garantindo as candidaturas para os locais de trabalho de cada candidato, cancelando todas as transferências feitas e ampliando o prazo de inscrições de forma que todos os lotados nas plataformas tenham a oportunidade de candidatar-se livremente para a CIPA de seu local de trabalho, conforme prevê a legislação (CLT) e as normas regulamentadoras (NR-5). A comissão eleitoral não respondeu ao documento e não tomou providências, demons-trando que a Unidade irá insistir no erro. Diante desse fato, o sindicato está se retirando da Comissão Eleitoral.

Na última reunião com o RH da Petrobrás, que aconteceu na sexta, 8, a empresa garantiu a permanência na plataforma dos que iriam ser transferidos e são atuais cipistas no exercício do mandato. Ao transferir pessoas com o prazo de inscrições para eleição da Cipa aberto, a empresa dá oportunidade ao gerente de não permitir que alguns trabalhadores sejam candidatos no seu local de trabalho. Mais informações sobre essa reunião serão divulgadas no site do sindicato

Esse processo de mobilidade só foi denunciado pelos trabalhadores da UO-BC, mas para o sindicato o desrespeito à Cipa atinge todo o processo e também indica que os trabalhadores da UO-Rio não votem nessas eleições, em solidariedade à UO-BC.

Os trabalhadores de P-20 encaminharam um manifesto ao Sindipetro-NF denunciando as transferências ocorridas em sua plataforma. A diretoria do NF solicita que outras unidades se manifestem sobre retaliações e atitudes de desrespeito no processo eleitoral das Cipas.

Para o sindicato este projeto é um disfarce para perseguição a uma parcela de trabalhadores que participaram da greve de novembro de 2015. A categoria continua em estado de greve e não aceitará retaliação.