NF participa de audiência pública sobre royalties na Câmara de Campos

O Sindipetro-NF está entre as entidades da sociedade civil organizada que participarão da Audiência Pública, na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes (RJ), que debaterá a partilha dos royalties do petróleo no Brasil. A sessão será na próxima segunda, 19, às 16h, na sede do legislativo municipal.

O sindicato será representado pelo coordenador geral, Tezeu Bezerra. Também vai participar da audiência o economista Iderley Colombini, técnico do Dieese que elaborou estudo que mostra os impactos da queda nos investimentos da Petrobrás no Norte Fluminense nos últimos anos.

A companhia reduziu em 62% os investimentos na Bacia de Campos, o que gerou redução na produção média de 1,8 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia) em 2015 para 1,3 milhões de boe/dia em 2018. O impacto nos postos de trabalho foi direto: entre 2014 e 2018, houve redução na região de 3.526 empregos na companhia e 29.753 terceirizados (55% do efetivo).

Impactos sobre os royalties

A queda nos investimentos da empresa também levou a impactos nos royalties. “A perda de royalties na região do Norte Fluminense poderia ter sido amenizada de 2016 a 2018 em R$ 1,1 bilhões com a manutenção dos investimentos da Petrobrás”, aponta o estudo.

Ainda de acordo com as estimativas calculadas pelo Dieese, “os maiores municípios beneficiados, Campos dos Goytacazes e Macaé, tiveram de 2016 a 2018 perdas de royalties e participações especiais com a queda dos investimentos da Petrobrás de R$ 428 milhões e R$ 364 milhões, respectivamente”.