NF participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional

Os diretores do Sindipetro-NF, Alessandro Trindade e Valdick Oliveira, e o coordenador da FUP, José Maria Rangel, participaram hoje no Rio do ato de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, no auditório do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Participaram representantes de partidos políticos, movimentos sociais, entidades sindicais, religiosas, culturais, esportivas, de jovens, mulheres, grupos sociais variados, blogosfera e sociedade civil.

A Frente será presidida pelo Senador Roberto Requião (PMDB-PR) e ocupará a secretaria-geral, o Deputado Patrus Ananias (PT-MG). Também  conta ainda com a liderança dos senadores Linbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) além dos deputados Wadih Damous (PT-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Glauber Braga (PSOL-RJ), Celso Pansera (PMDB-RJ), Afonso Motta (PDT-RS) e Odorico Monteiro (PSB-CE).

Durante a atividade foi lançado um manifesto e o abaixo-assinado da Campanha Nacional pelo Plebiscito Revogatório das medidas antipopulares do governo Temer.

O abaixo-assinado mostra que o Governo Temer tem desaprovação massiva (95%) do povo brasileiro e por isso não tem legitimidade para tomar quaisquer medidas privatistas e da possibilidade de se “anular decretos, portarias, legislações, restabelecendo o direito dos brasileiros sobre o seu território, o espaço aéreo, o mar territorial, suas florestas, suas riquezas minerais, sobre a produção e distribuição de energia elétrica, sobre o petróleo, notadamente suas reservas da camada pré‐sal.”

O Projeto de Decreto Legislativo, base do abaixo-assinado, foi firmado por 36 senadores e afirma que interesses particulares têm conduzido a atual gestão federal a vender algumas das maiores riquezas brasileiras. O Projeto, liderado pelo senador Requião, foi protocolado em 27 de setembro último e convoca plebiscito/referendo por meio do qual a população brasileira dirá se concorda ou não com os processos de privatização (a) da empresa Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobras; (b) da Casa da Moeda do Brasil e (c) de empresas subsidiárias da Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras.