NF promove roda de conversa com autores de livros sobre movimentos sociais

O Sindipetro-NF promoveu na noite de ontem, na sede de Campos dos Goytacazes, roda de conversa com autores que publicaram livros sobre líderes e movimentos sociais na região. Participaram Hélvio Cordeiro, Avelino Ferreira e Delso Gomes. A atividade, que foi moderada pelo sociólogo e professor da UFF, George Coutinho, fez parte da programação do 3º FDP! (Festival Doces Palavras).

Cordeiro é autor do livro “Carukango – O príncipe dos escravos”, que aborda a história de um quilombola que exerceu a liderança dos negros na região de Macaé na luta contra a escravidão.

O jornalista Avelino Ferreira publicou a biografia do sindicalista Antônio João de Faria, fundador, em Campos, do primeiro sindicato de trabalhadores rurais do país. A história do trabalhador está no livro “Faria tudo outra vez”.

E o ex-sindicalista dirigente partidário Delso Gomes falou sobre a sua obra “História do Partido Comunista em Campos”, que foi produzida para que a memória do PCB não se perdesse no município, em meio à transformação da sigla em PPS, nos anos 90.

[Foto: César Ferreira / Divulgação FDP!]