Na manhã desta quinta-feira, 16, aconteceu uma reunião entre o Sindipetro-NF, FUP, CNQ e a CIVS (Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde) na sede da entidade, em Campos.
O representante da CIVS destacou a importância do diálogo estabelecido com o Sindipetro-NF. Ele avaliou a conversa como positiva e produtiva, ressaltando que esse encontro certamente contribuirá para estreitar laços e promover maior transparência na abordagem da saúde pública do trabalhador.
Segundo Alexandre Vieira, foi identificada a necessidade de regulamentar questões relacionadas à saúde pública e doenças infectocontagiosas nas plataformas, considerando o histórico da COVID-19 e a falta de comprometimento de algumas empresas com a saúde dos trabalhadores nas unidades marítimas. “As plataformas recebem trabalhadores de todo o país e do exterior, tornando-se potenciais pontos de disseminação de doenças. Por isso, é urgente regulamentar o manejo de doenças infectocontagiosas no setor. Vamos solicitar à CIVS que leve essa pauta ao Pleno”, afirmou Vieira.
Participaram da reunião os diretores do Sindipetro-NF, Sérgio Borges e Alexandre Vieira, o diretor da FUP, Raimundo Telles, o diretor da CNQ, Antônio C. Bahia, e um representante da CIVS, Alex Mota.
O que é a CIVS?
A Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS) é responsável por assessorar conselheiros e conselheiras em temas relacionados à Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), cujas diretrizes foram estabelecidas em 2018, após a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.
A Vigilância em Saúde é um importante componente do SUS. Suas ações visam obter informações e implementar intervenções para reduzir riscos de doenças e promover a qualidade de vida. Essas ações abrangem quatro áreas: Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Cabe à CIVS monitorar e aprimorar o trabalho do poder público nessas frentes, fortalecendo a saúde coletiva.