NF reafirma pedido de afastamento de gerente da P-19 na SRTE

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Marcos Breda, se reuniu ontem com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), no Rio, para discutir a denúncia de assédio envolvendo um geplat (gerente de plataforma) na P-19, na Bacia de Campos, como publicada na edição 913 do boletim Nascente. A entidade mantém o pedido de que o gerente seja afastado da unidade. A SRTE decidiu pedir abertura de sindicância no MPT (Ministério Público do Trabalho) para apurar o caso.

Uma das situações denunciadas em relação ao geplat é a de preenchimento indevido de uma Permissão de Trabalho (PT). O documento continha erros que foram apontados pelo técnico de segurança, que se negou a assiná-lo. O geplat, então, diante da negativa do técnico, rasurou a PT e assinou o documento — o que não é permitido quando há um profissional de segurança a bordo.

A Petrobrás alega que a assinatura do geplat foi feita no campo onde deveria constar a assinatura do técnico “por engano”. A justificativa não convenceu o sindicato e a entidade reafirma que houve descumprimento de norma de segurança, que prevê a obrigatoriedade da assinatura do profissional de segurança para autorizar o trabalho.

O gerente também é denunciado por promover desembarque à revelia, gerando um alto nível de rodízio na plataforma. O sindicato apresentou à SRTE um abaixo-assinado dos petroleiros da unidade, com o relato dos assédios e abusos cometidos pelo gerente.

A SRTE solicitou da Petrobrás o envio do livro de segurança da plataforma, a relação de petroleiros que desembarcaram em datas citadas na reunião — quando, de acordo com a denúncia, ocorreram casos de perseguição — e o demonstrativo de nível de rodízio de trabalhadores na unidade.

Denuncie

O sindicato convoca os trabalhadores da plataforma que tiverem sido assediados pelo gerente a enviarem relatos e provas dos casos. A entidade vai municiar a investigação com este material, além dos que já foram oferecidos aos órgãos de fiscalização. As informações podem ser enviadas para [email protected].