NF recebe denúncia de assédio das gerências e mantém orientação sobre direito a greve

O Sindipetro-NF recebeu informações de que gerências em plataformas estão assediando os trabalhadores, tentando obrigá-los a assinarem uma carta de convocação individual, sob a alegação de que a greve seria ilegal.

O sindicato esclarece que o interdito proibitório obtido pela Petrobrás não tira o direito do trabalhador de realizar uma greve aprovada pela categoria. As possíveis implicações se darão apenas sobre o sindicato, institucionalmente, sob forma de multa.

Com a deflagração da greve, o contrato de trabalho está suspenso, assim como a relação de hierarquia entre empregador e empregado. Qualquer negociação entre a empresa e os trabalhadores deve ser feita diretamente com o sindicato, e não em abordagens individuais nos locais de trabalho.

A entidade, portanto, mantém a orientação para que os trabalhadores sigam firmes no movimento e informem ao sindicato os assédios das gerências.