NF recebe denúncia sobre irregularidades no processo eleitoral da Cipa da UO-BC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF – O Sindipetro-NF, recebeu informações que colocam em suspeição o tratamento da UO-BC para com os cipistas eleitos, os em período de estabilidade de emprego e candidatos da eleição da Cipa 2019/2020.

Em dezembro de 2018 recebemos denúncia da Plataforma PCH-2 onde: um membro da gestão 2017/2018 havia ainda no mandato sido transferido para plataforma P-12 e tanto um membro eleito para a gestão 2018/2019 e um da gestão 2017/2018 estavam colocados para trabalhar em terra.

Após a ação do Sindipetro-NF questionando a Petrobras sobre a caracterização de perseguição, o cipista eleito passou a embarcar e a empresa afirmou que não havia perseguição ao trabalhador da gestão 2017/2018, que o mesmo havia sido requisitado pelo gerente da base para realizar uma tarefa na base devido a sua experiência e que também não haveria a intenção de alterar o regime de trabalho do trabalhador. De boa fé comunicamos o trabalhador da resposta da companhia e ficamos acompanhando o caso. Em fevereiro de 2019, nos reunimos com o gerente de RH da UO-BC que informou o mesmo.

Entretanto as palavras dos gestores da companhia não se sustentam. Pois mesmo com a inscrição do trabalhador em período de estabilidade como candidato no pleito 2019/2020, o gerente da base de PCH-2 realizou a alteração de regime do trabalhador “desimplante” de offshore para administrativo.

Esta semana questionamos novamente o SMS sobre o impacto deste fato a idoneidade da Petrobras, relativa ao processo eleitoral e a relação para com os cipistas, candidatos e membros em período de estabilidade. E infelizmente a posição dos gestores foi a de reafirmar a atitude persecutória do gerente de PCH-2.

Diante de tais fatos e postura intransigente da Petrobras, não há outro caminho para o Sindipetro-NF que o de denunciar este fato as autoridades competentes. Pois tanto os fatos atuais quanto o histórico do processo eleitoral 2018/2019, indicam ações de perseguição a Cipistas e Ex Cipistas. Sendo um fato concreto por exemplo, da gestão desta unidade específica em 2017/2018 se estender exatamente por problemas dentro do processo eleitoral.

A Cipa é de extrema importância para a segurança dos trabalhadores, mas temos um histórico recente de baixa participação dos trabalhadores no pleito eleitoral. Sendo esta um resultado claro das atitudes de perseguição aos trabalhadores, que tem levado o processo ao descrédito e afastado os trabalhadores que poderiam contribuir com a segurança devido ao medo de perseguições.

Ainda assim recomendamos que todos engajados nessa empreitada realizem suas inscrições na eleição das respetivas Cipas, pois estaremos sempre na defesa dos trabalhadores contra as injustiças e acreditamos que os órgãos responsáveis tomarão as devidas atitudes. Bem como os responsáveis por desvirtuar o possesso sofreram as devidas consequências.

Reiterados que conforme a NR-5, caso haja cancelamento deste processo devido a irregularidades, as candidaturas atuais, bem como as garantias constantes na NR-5 serão baseadas na data de inscrição.

O Sindipetro-NF terá uma reunião com a gerência de RH da UO-BC para tratar do assunto. Solicitamos também que caso hajam outros casos que sejam enviados para os nossos diretores ou email [email protected].