NF recebe manifesto de PCH-1 denunciando má condições de trabalho na plataforma

O SindipetroNF recebeu um manifesto de petroleiros e petroleiras embarcadas em PCH-1 abordando diversos pontos, desde as más condições de habitabilidade da plataforma – que está descumprindo o Anexo II da NR-30 com o mal funcionamento do ar condicionado – até críticas a gestão da Petrobrás no que diz respeito à políticas de consequência de SMS e à gestão de planejamento da manutenção, atualmente realizada por um política chamada CPP (Célula de Planejamento e Programação).

Em certo momento do documento, a equipe de Cherne1 argumenta que “a empresa na maior desfaçatez ainda inventa um sistema de tratamento de condutas de SMS, quando a gestão é a primeira a descumprir seus princípios”. O sindicato concorda plenamente com a colocação dos companheiros da plataforma e ratifica sua posição contra a esse sistema de consequência da empresa que virou uma ferramenta institucionalizada de assédio moral, utilizada, entre outros fins, para punir quem é contra a política do lucro a todo o custo.

O Sindipetro ainda lembra que PCH-1 teve dois grandes acidentes com altíssimo potencial de virar tragédias e que, nesse sentido, a denúncia sobre as más condições de habitabilidade ganham ainda mais importância pois são fatores a se considerar como possíveis causas desses sinistros. Não só a diretoria do sindicato irá informar aos órgãos externos, como pede o manifesto, mas também irá pedir a punição dos responsáveis da plataforma por permitir um ambiente que fere princípios legais regidos pelo Anexo II da NR-30.

Por fim, o NF parabeniza os trabalhadores e trabalhadoras de Cherne1 pela iniciativa de escrever o manifesto e reforça para todos petroleiros e petroleiras do Norte Fluminense, inclusive das bases terrestres e do Terminal de Cabiúnas, a fazerem o mesmo.

Confira, em anexo, o manifesto na íntegra:

Manifesto_PCH-1.png