O Sindipetro-NF tem reforçado junto aos trabalhadores atingidos pela explosão na plataforma PCH-1, no último dia 21, a orientação de que é fundamental a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). O documento é um direito do trabalhador e deve ser emitido pela empresa empregadora. Nos casos em que isso não ocorrer, o empregado deve procurar o sindicato para obter ajuda sobre formas alternativas de emissão da comunicação.
A diretoria da entidade, por meio do seu Departamento de Saúde, alerta que tem recebido relatos de que algumas empresas envolvidas no acidente estão dificultando o acesso à CAT. O sindicato está atento e vai fazer valer o direito dos trabalhadores.
A CAT deve ser emitida mesmo para os trabalhadores que não receberam atendimento médico ou que, após triagem, foram liberados de atendimento. O documento é uma prevenção para o trabalhador, que pode vir a ter consequências do acidente, tanto físicas quanto psicológicas, até muito tempo depois da ocorrência.
Além de acompanhar o atendimento médico dos petroleiros que continuam internados no Hospital da Unimed em Macaé, o Sindipetro-NF tem buscado informações sobre as condições dos trabalhadores que foram liberados e, ainda, dos que continuam embarcados em PCH-1. Todos têm direito à CAT por terem sido impactados pelo acidente.
A assistente social do Sindipetro-NF, Daniele Araújo, produziu, na noite de ontem, vídeo onde informa como o Departamento de Saúde tem acompanhado as vítimas e também reforçou a importância da CAT. Os dados sobre o estado de saúde foram atualizados na manhã de hoje (de dez para oito internados).
“É importante salientar para todos os trabalhadores, independentemente dos que estavam neste acidente, a importância da abertura da CAT, isso é um direito do trabalhador e um dever da empresa abrir a CAT em caso de qualquer acidente de trabalho. É importante que vocês se resguardem, que tenham esse registro de que vocês tenham esse registro de que vocês estavam presentes neste momento em que o acidente aconteceu”, afirma a assistente social.