NF registra pedido de parada de compressor em P-54

O Sindipetro-NF participou ontem,12, da reunião de CIPA em P-54 e registrou em ata um pedido de parada imediata do compressor que apresentava problemas. Caso o vazamento não pare, o sindicato solicita a parada de todos os equipamentos ligados ao sistema de água de resfriamento de área classificada da plataforma. O pedido não foi acatado pela gerência.

Segundo o diretor Tezeu Bezerra que esteve a bordo, esse sistema está com acúmulo de gás, oriundo de algum vazamento interno nos equipamentos da planta industrial. Possui inclusive uma instrução técnica da gerência para os operadores retirarem o gás através de “pontos específicos”, que na visão do NF são gambiarras.

Para a gerência a bordo, o ponto mais provável onde pode estar acontecendo o vazamento é no permutador do terceiro estágio do compressor A. “O sistema de água trabalha com cerca de de 6 kgf/cm² de pressão, mas está apresentando 180kgf/cm². Isso significa que caso haja um aumento do vazamento pode ocorrer mais uma catástrofe nas plataformas da Petrobrás” – comenta Bezerra.

Uma situação idêntica, acontecia na P-50 que foi interditada parcialmente na semana passada pelo SRTE. Nela o permutador casco e tubo faziam circular gás na água de resfriamento da plataforma e gerava um bolsão de gás no sistema de água chamado de “bolha assassina”. O caso era crítico pois fazia com que áreas de atmosfera não explosiva contassem com a possibilidade de receber gás, mesmo sem ter equipamentos preparados para tal.

Banheiros

Também foi identificado e já estava registrado na ata da CIPA a situação precária dos banheiros coletivos do 4° piso. Onde estão funcionando apenas cinco dos oito chuveiros, quatro dos sete vasos sanitários  e cinco dos ste mictórios. Isso deixa a plataforma em total desacordo com o Anexo 2 da NR 30. Por conta dessa situação o NF solicitará ao SMS o desembarque de pessoal que é atendido por esses banheiros.

O sindicato encaminhará denúncia ao SRTE e aos órgãos competentes. “Para a diretoria do Sindipetro-NF o que acontece em P-54, P-50 e tantas outras é mais um exemplo da política de sucateamento da empresa, por parte da gestão da empresa que fica à vontade no momento que o governo entreguista de Mishell Temer e seu assecla, Pedro Parente dão carta branca para eles fazerem o que bem entendem” conclui Bezerra.