NF ressalta que Greve é um direito dos trabalhadores e trabalhadoras

O jurídico do Sindipetro-NF emitiu um comunicado frisando aos trabalhadores e trabalhadoras que a greve é um direito legal da categoria ao contrário do que a Petrobrás tenta impor como verdade absoluta.

Em uma tentativa de coagir os trabalhadores e trabalhadoras, que decidiram lutar pelos seus direitos através da greve geral marcada para iniciar neste sábado, 01, a Petrobras fez um comunicado oficial dizendo que a Greve é ilegal. Não é novidade que a Empresa age acima da Lei, do Judiciário, e contra os interesses do Brasil. Novidade haveria se a Petrobrás dissesse que a Greve é Legal.

Confira a nota na íntegra:

A mesma Petrobrás que colocou capangas armados DENTRO do Ministério Público do Trabalho, para intimidar sindicalistas em audiência, comunica que a Greve dos Petroleiros decidida para 1° de Fevereiro é ilegal.

A Petrobrás impõe no país inteiro uma nova tabela do turno de 8 horas, que se praticada reduzirá o fim de semana coincidente com a folga para menos de 1 por mês. Isso foi feito unilateralmente, violando o ACT fechado em Novembro, no TST.

Também violando o ACT, a empresa quer excluir da apuração da troca de turma o tempo de vestiário exigido por ela mesma, e garantido pela CLT.

Mais importante ainda, a empresa comunicou que FECHARÁ a Araucária Nitrogenados, com demissão em massa de mil trabalhadores, rasgando o ACT respectivo fechado no TST junto com os da Petrobrás controladora, Transpetro, e demais subsidiárias.

O objetivo não é “privatizar”, mas acelerar a desindustrialização. E desindustrialização, petroleir@s, fecha terminais, refinarias e plataformas.

A greve é pela defesa dos ACTs. O Ministério Público do Trabalho sabe disso, e o TST também. Se esses órgãos ficarão, ou não, do lado da empresa e de seus capangas armados, contra os acordos que eles mesmos chancelaram, é outra história.

E uma história que será escrita por você. Não pela Petrobrás!