NF se reúne com áreas de Logística e Transporte para cobrar avanços no enfrentamento ao caos aéreo

O Sindipetro-NF se reuniu nesta semana (na terça, 9) com as gerências de Logística e de Transporte Aéreo da Petrobrás, na sede do sindicato, em Macaé. A entidade segue na cobrança por avanços na resolução dos transtornos provocados pelos atrasos e adiamentos de voos na região.

De acordo com o diretor Alexandre Vieira, um dos representantes do sindicato na reunião, a entidade solicitou retorno sobre os problemas de manutenção e indisponibilidade de aeronaves, falta de peças e cronograma de ações pela resolução.

Também foi cobrada a garantia de alimentação aos passageiros, “ou ao menos a organização das transferências com o tempo para se alimentar”, informa o sindicalista.

“Reivindicamos que seja estabelecido contato entre a logística da Petrobrás e a logística das empresas contratadas, para viabilizar a alimentação dos trabalhadores, assim como a disponibilização de transporte para os trabalhadores próprios para o almoço. As condições de embarque precisam ser adequadas e não desgastantes”, explicou.

O sindicato deu como exemplo aos gestores o caso do embarque do então diretor da FUP, Luiz Lourenzon, que morreu no último dia 20, após desembarcar no dia anterior da P-47, com sintomas de infarto. “Lourenzon saiu de Macaé às 2h30 da madrugada, subindo na unidade e não conseguindo almoçar nem em terra ou a bordo da plataforma”, relata Vieira.

Na reunião foi pontuada ainda a necessidade de melhoria da estrutura dos aeroportos, especialmente do heliporto do Farol em dias de chuva: “O despachante vai com a capa e o nosso pessoal vai pegando chuva para a aeronave”.

O sindicato, em geral, cobra o fornecimento de mais informações, como a mostra dos testes e do que é feito depois de uma indisponibilidade ou falha de componentes críticos. Essa transparência, que pode ser feita pelo portal da empresa aos passageiros, gera mais segurança e tranquilidade para os trabalhadores.

“A visão de insegurança que parte dos trabalhadores sente se dá exatamente pela falta de informações, que esclareçam os problemas. E que inclusive existem atitudes louváveis onde a Petrobrás privilegia a segurança, mas não informa aos trabalhadores. Como por exemplo de que sempre que uma Aeronave decolar o voo é pago, sendo isso muito importante para a segurança das pessoas, pois retira dos pilotos qualquer pressão de continuar o voo em caso de problemas. Foi citado inclusive pela companhia que, apesar de o manual permitir, as aeronaves não voam com problema no ar condicionado, pois o problema no AC pode ser reflexo de outro”, exemplifica o sindicalista.

Medidas imediatas

O NF reforçou ainda a cobrança, feita em ofício do último dia 13, de que ao menos algumas medidas mitigadoras sejam tomadas para compensar os transtornos enfrentados pela categoria, como pagamento HE no contracheque subsequente ao atraso, quando a motivação for a indisponibilidade de aeronaves (Retroativas a Jan/23); e Compra das passagens aéreas dos trabalhadores que morarem fora do estado e assim o solicitarem, quando a motivação for a indisponibilidade de aeronaves.

O sindicato também reivindica a redução dos POBs das unidades enquanto não houver resolução dos problemas de indisponibilidade de aeronaves, assim como a negociação, pela Petrobrás junto às empresas aéreas, para que os trabalhadores não percam as passagens pelos voos cancelados.

“Muitos podem pensar que as compensações são meramente financeiras, mas temos que refletir que os trabalhadores se programam com meses de antecedência na compra de passagens, que significa mais tempo com suas famílias. E quando ocorrem os cancelamentos, estes ficam com a necessidade de decidir entre afetar a sua subsistência, arcando com compra de passagens caras para não perderem ainda mais tempo de convívio com as famílias, ou ir de ônibus, para manter suas contas em dia. E a rotina desses acontecimentos a cada desembarque, certamente esta desestabilizando os trabalhadores”, explica Vieira.

Uma nova reunião será realizada para que o sindicato tenha retorno da empresa sobre as demandas apresentadas. “O resultado dessa reunião será levado para discussão e qualquer decisão será em conjunto com a categoria”, informa o sindicalista, que destacou o ambiente de diálogo e respeito, inclusive em razão do gesto institucional de realização da reunião do dia 9 na sede do sindicato.