NF se reúne com Conselho de Técnicos para esclarecer contribuições e vínculo

A diretoria do Sindipetro-NF se reuniu ontem com o presidente do Conselho Regional dos Técnicos do Rio de Janeiro (CRT-RJ), Gilberto Palmares, para chegar a um entendimento acerca da participação dos técnicos petroleiros no conselho.

Após resolução recente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), número 138, que regulamentou as atividades de Técnico Industrial de Petróleo e Gás, a Petrobrás passou a cobrar da categoria a vinculação a este conselho.

De acordo com o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, que participou da reunião com o CRT-RJ, há o entendimento de que a companhia não pode exigir de todos os trabalhadores esta vinculação ao conselho.

“Os que não trabalham na área, atuando como técnico de eletrônica, mecânica, instrumentação, qualquer uma, não precisam comunicar para a Petrobras se estão pagando o CRT. E eles pagam se quiserem. A Petrobrás não tem poder para fazer essa exigência”, explica Tezeu.

O CRT informou que enviou boletos de cobrança somente para os trabalhadores que já estão registrados no Conselho. Nos casos de duplicidade de cobrança, para dois conselhos, como acontece com os técnicos de química (que têm um conselho próprio para a área), o trabalhador ou trabalhadora poderá optar para qual conselho contribuir.

Além do coordenador Tezeu, representaram o NF na reunião os diretores Rafael Crespo, Alessandro Trindade, Benes Oliveira e Johnny de Souza.

[Foto: Ascom CRT-RJ]