NF se reúne com gerência administrativa de Cabiúnas para discutir demandas da categoria

A diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida, no último dia 4, com a gerência administrativa de Cabiúnas para tratar de pendências da categoria e buscar respostas solicitadas sobre assuntos de interesse dos trabalhadores.

A pauta inicial era sobre a apresentação dos relatórios de inspeção da Cipa, SMS e Spie (Sistema Próprio de Inspeção de Equipamentos) na área 400 — onde está localizado um sistema complexo de tratamento cáustico para o GLP , antes de ser exportado para venda — e na área 470 (das esferas de GLP).

O sindicato identificou que não estava sendo seguido o que prevê a NR-20 para inspeção de SMS, e no relatório não apresentava nenhum tipo de teste. “A empresa tem realizado uma inspeção superficial, somente daquilo que os órgãos fiscalizadores conseguem enxergar”, comenta o diretor do sindicato, Claúdio Nunes, que também informou que foi cobrada a inclusão do resultado dos testes dos sistemas de canhões de incêndio e de segurança operacional.

Em relação ao Spie, o NF solicitou melhoria no fluxo de informações entre aprovação, manutenção e inspeção nos registros de anomalias em problemas estáticos de vasos e linhas. O coordenador do Sistema de Inspeção, que participava da reunião, se comprometeu a definir com a gestão uma melhor forma de fazê-la. O sindicato sugeriu a inclusão de banners ou algo semelhante nas áreas operacionais.

As pendências relacionadas aos trabalhadores administrativos também entraram na pauta da reunião. O sindicato lembrou que estava acertada a não cobrança da passagem dos trabalhadores nos ônibus fretados pela empresa, e a gerente disse que esse tema estava esclarecido.

Já a respeito da realização de periódicos pelo pessoal do turno, a empresa reafirmou que deve ser realizados na folga e o sindicato se posicionou contra, reafirmando que isso fere a norma regulamentadora. A gerente solicitou mais tempo para analisar como acontece em outras áreas com perfil semelhante, para a realização de periódicos dos trabalhadores administrativos. Para o NF, isso é uma supressão de folga. “A empresa deve seguir a norma realizando o exame no horário administrativo da escala e com custo total para o empregador”, explica Nunes.