NF se reúne com Metalúrgicos do ABC para discutir lutas conjuntas de 2022

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, visitou hoje a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde se reuniu com o presidente da entidade, Moisés Selerges Júnior. Os dois líderes sindicais dialogaram sobre ações conjuntas das duas categorias neste ano.

“Estamos aqui hoje com o companheiro Moisés, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a maior referência que nós temos no Brasil do sindicalismo, do novo sindicalismo, e a gente veio trocar um pouco de experiência, conversar um pouco sobre toda dificuldade que a classe trabalhadora [está passando], que os petroleiros passam e com o metalúrgicos não é diferente”, explica Tezeu.

Moisés também destacou a importância da integração entre as duas categorias e agradeceu pela visita. “É uma honra para o nosso sindicato receber os petroleiros aqui, parceiros históricos na luta da classe trabalhadora, e dizendo aqui para o Tezeu que esse ano é um ano importante de muita luta, um ano fundamental para o avanço da classe trabalhadora e nós sabemos que os petroleiros vão ser fundamentais nesta luta.”

Petroleiros e metalúrgicos têm laços históricos profundos nas lutas sindicais. As duas categorias estiveram juntas na formação da CUT e em diversos momentos tensos do país, como em greves gerais.

Um destes momentos históricos foi o da solidariedade dos metalúrgicos ao movimento grevista petroleiro de 1983, uma das primeiras greves no final da Ditadura Militar que se assumiu como essencialmente política e sofreu grande repressão.