NF tem assembleias da PLR a partir do dia 27 com indicativo de rejeição

Petroleiros e petroleiras do Norte Fluminense vão entrar na próxima quarta, 27, em período de assembleias para votar indicativo de rejeição da contraproposta da Petrobrás de acordo de PLR (confira abaixo o calendário, o edital e os modelos de atas).

Poderão participar da votação nas assembleias os trabalhadores e trabalhadoras da ativa. Petroleiros e petroleiras em período de folga poderão participar das assembleias da Praia Campista (Imbetiba) ou do Parque de Tubos.

Após reunião do Conselho Deliberativo da FUP, na última quarta, 20, que aprovou o indicativo de rejeição à contraproposta, a diretoria do Sindipetro-NF se reuniu ontem e seguiu o posicionamento do CD da Federação.

Para a FUP e seus sindicatos, a contraproposta apresentada pela empresa “não garante isonomia entre os trabalhadores do Sistema Petrobrás, apresenta uma relação piso e teto muito acima do historicamente praticado”, além de “não ter existido uma negociação efetiva sobre os indicadores”, como divulgou a Federação.

Outro ponto que tem sido levantado pelos sindicatos petroleiros e tem sido considerado um dos principais motivos da rejeição é o da inclusão, na contraproposta, do IARI (Índice de Atendimento das Recomendações de Inspeções) como meta da PLR.

“Esse índice impacta diretamente a segurança das unidades industriais e são de responsabilidade da manutenção e operação. As recomendações da inspeção quando são atendidas aumentam a segurança das unidades”, destacou texto divulgado pelo Sindipetro Caxias.

“As recomendações da inspeção de equipamentos, emitidas por profissionais habilitados (Engenheiros) e inspetores de equipamentos, são fundamentais para a segurança das unidades. Atrelar o IARI à meta de PLR, que não é um indicador de produtividade, pode fazer com que esse indicador seja manipulado e com o risco de impactar as condições de segurança das unidades industriais”, complementou a entidade.

O Sindipetro-NF compartilha da mesma preocupação e também não aceita a inclusão do IARI como indicador para a PLR, assim como defende mais isonomia, com redução da distância entre piso e teto (na atual contraproposta o teto está dez vezes maior do que o piso), e a inclusão de todas as empresas do Sistema Petrobrás.

Estes pontos foram explicados pelo coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, e pelo diretor Sérgio Borges, em vídeo divulgado após a reunião da diretoria da entidade. Confira:

Calendário de assembleias no Norte Fluminense

Bases de terra, Praia Campista e Parque de tubos: 03 e 04/01/24 – 13h

Plataformas e turnos de terra: De 27/12/23 a 07/01/24, com retorno das atas até 08/01/24.

Cabiúnas: Turnos : 28/12 (19h) – 02/01 (19h) – 03/01 (7h e 19h) – 05/01 (7h) – e ADM 03/01 (7h).

Edital

NF - Assembleia PLR 2023

Modelo de ata para plataformas

Modelo_-_Ata_Assembléia_-_Plataformas (1)