NF terá Comissão de Ética

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Editorial

NF apoia Zé Maria para o CA

Candidato à reeleição para o cargo de representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, o coordenador geral do Sindipetro-NF, teve o apoio à sua candidatura aprovada por unanimidade na mais recente reunião da diretoria colegiada da entidade.
O NF entende que a candidatura de Rangel significa a continuidade de um trabalho que deu transparência e visibilidade ao mandato, e colocou em pauta questões essenciais para os trabalhadores e para o país.
Confira, abaixo, carta de José Maria Rangel aos petroleiros:

“Aos colegas da Petrobrás,
Uma nova eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobras está chegando em um momento de grande debate político sobre a Petrobrás que queremos e seu papel como impulsionadora do desenvolvimento. Os petroleiros e todos os brasileiros assistem a uma verdadeira batalha entre os interesses do mercado e da nação e em meio disso a vaga de conselheiro representante dos empregados ganha importância gigantesca.
Em abril de 2014 estaremos encerrando a tarefa que vocês me deram ao me eleger seu representante no Conselho de Administração da Petrobrás. Acredito que temos correspondido à elevada responsabilidade com a qual vocês nos honraram.
Cumprimos escrupulosamente todos os compromissos de campanha. Em primeiro lugar a contínua prestação de contas de cada passo, de cada iniciativa, de cada proposta levada a debate no CA. Blog, jornais e, melhor, o contato direto com companheiros e companheiras nas unidades de trabalho.
Nas plataformas, nas refinarias, nos terminais e nos prédios administrativos, os petroleiros e as petroleiras sabem o significado disso. Diálogo franco e direto com os representados. Este o mais importante compromisso de campanha: ouvir a base, acolher suas sugestões e, principalmente, as críticas.
Levamos para dentro do CA o debate sobre a saúde e a segurança dos empregados e das empregadas da Petrobrás. Melhor, incorporamos essa questão – vital e prioritária para cada um de nós! – aos objetivos permanentes do Comitê de Meio Ambiente do órgão que passou a se chamar Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Dentro e fora do Conselho, nas assembleias, nas manifestações, nas audiências públicas, nas greves, no Congresso Nacional, em Câmaras municipais e em outros fóruns o nosso trabalho foi fortalecer por todos os meios nossas mais caras bandeiras. A defesa da soberania nacional contra os leilões, contra a terceirização, defesa dos campos maduros, defesa da Petrobrás e de uma política de estado para a companhia.
Tem sido um período pleno de iniciativas que nos permitiram conquistar dentro do CA o respeito para nossas demandas, nossas ideias e nossas propostas para a companhia. Inspiramos a apresentação do PL 6051/2013 que amplia e fortalece a participação dos representantes do corpo funcional no CA. Nessa luta fomos capazes de aglutinar forças com outros conselheiros de empresas públicas como BNDES, Banco do Brasil, BR Distribuidora e Eletrobrás.
Se aprovado o PL 6051 possibilitará nossa participação na discussão dos assuntos corporativos, como as questões referentes à remuneração, previdência, relações sindicais e outras de nosso interesse direto. Do mesmo modo reforçamos a luta contra as propostas de terceirização das atividades fins, inclusive o PL 4330.
É a partir desse trabalho que pedimos o seu apoio e seu voto para um novo mandato no Conselho de Administração. Acredito que estou preparado para levar adiante os novos desafios:
– Conquistar a aprovação do PL 6051/2013 para que os representantes dos trabalhadores possam participar de todos os assuntos tratados no CA
– Lutar pela modernização do parque de refino, pela recuperação das plataformas e navios e pela construção de novas refinarias;
– Lutar por mais recursos para os campos maduros;
– Fortalecimento e ampliação da luta contra os leilões;
– Criar um fórum permanente dos conselheiros representantes dos trabalhadores e das trabalhadoras das empresas públicas para a discussão e construção de formas de atuar em conjunto nos conselhos.
– Garantir mudanças na política de SMS da Petrobrás;
– Dar continuidade à ação transparente e de contínua prestação de contas do mandato.
Para isso peço não somente o seu voto, mas também e principalmente sua participação e apoio. Vamos trabalhar mais e melhor por uma Petrobras que saiba reconhecer seu papel de empresa pública e ao mesmo tempo saiba reconhecer o esforço e a dedicação dos seus trabalhadores próprios e terceiros.  
José Maria Ferreira Rangel”

Espaço aberto

O repouso do guerreiro

Petroleiros de P-08*

Os embarques com certeza serão mais difíceis após o dia 06 de Novembro de 2013. E para muitos, P-08 nunca será a mesma. Teremos sempre a lembrança do companheiro, amigo e tutor que você foi para muitos, que terão dificuldades em se expressar sem que haja derramamento de lágrimas e muita tristeza.
Mas a vida é assim: temos que aprender a lidar com as dores que nos são apresentadas. Compartilhamos a dificuldade que temos para absorver esta perda, principalmente porque a convivência foi longa e as experiências muito marcantes. 
Como esquecer o “Vácuo do vagão”, o “Sorvete de condensado” e principalmente, a sua presença nos períodos noturnos para jogar conversa fora, com a visão de sempre estimular, elevando o moral e sabendo que o trabalho à noite sempre reserva surpresas inesperadas para os desatentos. 
O pigarro inconfundível, quando o que queria dizer era contrário à vontade do coração; os remédios perdidos, que vinham contados para a quinzena; aquele relógio tão estimado, relíquia desde o primeiro embarque. Então, podemos dizer que a sua passagem entre nós deixou grandes lembranças. 
Trabalhamos muito, mas também rimos muito e nossa esperança é a de que as experiências compartilhadas sirvam de alavanca para que sejamos seres humanos melhores. Cabe a Deus definir o futuro de cada um e a sua vontade sempre prevalecerá, mesmo que haja sofrimento, incompreensão e desconhecimento. 
Foi trágico, não estávamos prontos, não acreditamos que poderia ser daquela maneira, pois você era a segurança em pessoa. Não falhou, sabemos que o imprudente estava na pista contrária, lutou até o último momento e utilizou o seu maior aprendizado no período do quartel. Aquele que nunca esqueceremos: de que “O guerreiro, mesmo depois de morto, rasteja 100 metros”. 
Mas infelizmente, a distância foi fatal e teremos que conviver com a sua ausência, sabendo que seus ensinamentos estarão eternizados em nossa memória e que um dia, estaremos juntos no Reino que por herança está preparado para todos nós.
Valeu, Guerreiro Marcão!

* Em texto recebido pelo sindicato com assinaturas.

NF terá Comissão de Ética

Sindicato propõe Regimento Interno para comissão de ética, com consulta pública entre os dias 16 de dezembro de 2013 e 6 de janeiro de 2014. Esta é uma das indicações do Encontro de Avaliação de Greve, que também propôs a realização de assembleias para elaborar listas de pelegos e a ausência dos grevistas em festas de “confraternização” da empresa

 O debate sobre o que fazer com os chamados “pelegos”, os empregados que não realizaram a Greve de Outubro de 2013, e assediadores foi um dos principais pontos discutidos pelos trabalhadores grevistas que participaram ontem, na sede do NF em Campos dos Goytacazes, do Encontro de Avaliação do movimento.
 As posições defendidas pelos participantes variaram das propostas de expulsão do quadro associativo do sindicato ao tratamento político da questão, evitando a judicialização. O Encontro, no entanto, não teve caráter deliberativo e todas as possibilidades ainda serão avaliadas pela direção sindical, cabendo sempre a decisão à categoria, por meio de assembleias.

Próximos passos

Baseada nas discussões do evento, a diretoria do Sindipetro-NF aprovou um encaminhamento com três passos a serem tomados conjuntamente pela entidade e pela categoria: o primeiro é a disponibilização, para consulta pública, de uma proposta de Regimento Interno para uma comissão de ética, que já tem previsão estatutária, e poderá ter mandato tampão até as próximas eleições sindicais. O documento estará disponível entre a próxima segunda, 16, e o dia 6 de janeiro de 2014, no site do NF  (www.sindipetronf.org.br), com link no banner “Consulta Pública Regimento Interno Comissão de Ética”. A partir desta data, sugestões  para o Regimento poderão ser enviadas para  o e-mail da consulta: [email protected].
 O segundo é a convocação de assembleias em todas as unidades com o indicativo de que seja elaborada uma lista com os nomes de todos os integrantes das equipes de contingência da Petrobrás, com a identificação dos seus cargos, o que será feito em breve pelo sindicato.
 E o terceiro passo é o de que os trabalhadores façam um pacto moral de não participar das festas de “confraternização” de final de ano organizadas por gerências da empresa, além de manter relacionamento estritamente profissional com os “pelegos” em todos os ambientes de trabalho.

Proposta apresentada

Durante o Encontro, o assessor jurídico do Sindipetro-NF, Normando Rodrigues, apresentou o esboço de um regimento interno para a comissão de ética, que ainda passará por consulta da categoria. O advogado também explicou que existem 15 processos contra o sindicato, quatro deles com sentenças em primeira instância contrárias à entidade, em razão da divulgação dos nomes dos autores pelo sindicato. A entidade recorre das sentenças.

Conjuntura e avaliação

O evento também contou com exposição do economista do Dieese, Ademar Mineiro, sobre a conjuntura política do País e da classe trabalhadora, além de dezenas de intervenções dos participantes ao longo dos debates que se estenderam por quase cinco horas, com a avaliação do movimento e as experiências acumuladas.

Confraternização

O Encontro foi encerrado com almoço de confraternização dos grevistas.

Antecipação da PLR 2013

Petrobrás diz que apresenta hoje proposta para PLR

 A Petrobrás se comprometeu a apresentar hoje, em reunião com a FUP, a partir das 9h, na sede da empresa, no Rio, uma proposta de antecipação de parcela da PLR 2013. A Federação e seus sindicatos continuam, no entanto, na cobrança pelo regramento da PLR.
 O movimento sindical entende que manter regras acordadas, baseadas em critérios transparentes, de fácil verificação pelos trabalhadores, é o modo mais adequado de pagamento da PLR, fruto do esforço de toda a força de trabalho.

Cipa de Bordo

Inscrições prorrogadas nas Cipas

A comissão responsável pela organização das eleições das Cipas das plataformas decidiu prorrogar o período de inscrições de candidaturas, que está aberto e segue até o próximo dia 19. O período de votações passou para o intervalo entre 26 de dezembro e  17 de fevereiro.
A razão da prorrogação foi o fato de que várias plataformas não atingiram o número de cinco inscritos para a disputa. O NF estimula a inscrição dos trabalhadores, que têm a oportunidade de garantir a atuação de uma Cipa realmente comprometida com a segurança. A Cipa nas plataformas é uma conquista histórica da categoria e deve ser ocupada por empregados engajados na luta dos trabalhadores.

Greve de outubro

P-19 cobra advertência a “pelego”

 Petroleiros da plataforma P-19 realizaram uma assembleia extraordinária no último dia 6 para avaliar a organização dos trabalhadores e os impactos da mais recente greve da categoria. Em manifesto enviado à entidade, os petroleiros da unidade defendem a a advertência por escrito aos sindicalizados que não participaram da paralisação de outubro.
 Entre outras sugestões, os trabalhadores indicam ao sindicato que estude uma forma de adoção do voto eletrônico para deliberações da categoria, como a de alterar o estatuto da entidade. A íntegra do documento está disponível emwww.sindipetronf.org.br.

Insegurança crônica

Gerentes são chamados ao Conselho

No próximo dia 20 de dezembro o Conselho de Administração da Petrobrás vai ouvir os relatos sobre as causas que levaram aos acidentes nas refinarias de Manaus (Reman) e do Paraná (Repar). A informação foi dada pelo representante dos trabalhadores no CA, José Maria Rangel. Será a primeira vez que gerentes terão que explicar ao Conselho as razões de um acidente. 
 “Logo que tomei conhecimento do ocorrido, encaminhei solicitação, que foi prontamente atendida, a Presidenta do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, para realização de reunião extraordinária do referido Comitê com o claro objetivo que todos Conselheiros tomem conhecimento das causas que levaram a duas quase tragédias. Tão importante quanto saber o que houve, é apontar soluções para que novos acidentes não ocorram e dar ampla divulgação ao que for apurado”, explicou José Maria.
O representante dos trabalhadores, que também é coordenador do NF, avalia que o próximo dia 20 poderá ser “uma virada de página na história da Petrobrás”, defendendo que os empregados passem a ser “ouvidos na elaboração e execução das políticas de saúde e segurança da empresa”.
O blog Zé Maria no CA (www.zemarianoca.org.br), que faz o registro das reuniões do Conselho, vai trazer as impressões do conselheiro sobre a exposição e o debate sobre os acidentes.

Normando

RR: Prazo ampliado para julho

Normando Rodrigues*

Logo após a definição dos critérios básicos da execução pela Dra. Letícia Abdalla, em 13 de maio de 2013, procuramos o Presidente do TRT1 para alertar quanto ao número de processos que adviriam, e solicitar medidas especiais.
Na ocasião o representante do Judiciário acenou-nos com uma série de possibilidades. Durante meses, porém, nada foi feito. Sequer a questão básica da competência das varas do trabalho de Macaé – se de ambas ou apenas da 1ª Vara – foi resolvida, gerando um impasse que paralisou todas as execuções, sejam do Sindipetro-NF, sejam de outros advogados.
Nossos esforços somente deram resultado em Novembro, quando, durante correição realizada nas varas do trabalho de Macaé, e no último dia 5 de dezembro com o Núcleo de Conciliação do TRT.
A audiência do dia 5 foi uma tentativa de pacificar questões que demandariam decisões, e recursos, nos processos de execução. Ficou acertado, junto ao Judiciário, que a competência é de Macaé, e que as ações serão igualmente distribuídas entre ambas as varas da Comarca.
Ficou também definido o que sempre afirmamos: o Sindipetro-NF representa, nesse processo, os trabalhadores que tenham sido sindicalizados, e estejam na lista de abril de 2005, e o atuais sindicalizados até setembro de 2013.
Já o prazo para ingresso das ações de cumprimento da sentença transitada em julgado em nosso processo coletivo de reflexo das horas extras no repouso remunerado, em razão dos atrasos do próprio Judiciário, ficou prorrogado de 13 de maio para 13 de julho de 2014.
Teremos nova audiência em 16 de dezembro.

Curtas

Corpo na Baía

Na madrugada do último dia 3, petroleiros da P-23, que está na Baía de Guanabara, avistaram um corpo na água, próximo à plataforma, e acionaram as autoridades da Marinha. Foi feita a contagem na unidade e todos os trabalhadores estavam a bordo. Foram realizadas buscas, mas o corpo não foi encontrado.

Falta critério

O NF está de olho no comportamento da segurança patrimonial da base de Imbetiba. O sindicato recebeu denúncia de que estão sendo feitas revistas abusivas baseadas em critérios subjetivos. “Por duas vezes nesta semana fui abordado pela segurança, perto da catraca da praia de Imbetiba e solicitaram que eu abrisse minha mochila para vistoria”, disse um petroleiro ao NF.

SETOR PRIVADO

O Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado do Sindipetro-NF promoveu na sexta, 6, a tradicional confraternização de fim de ano da categoria. Para o sindicato, esta é uma oportunidade para integrar o sindicato de uma base guerreira que enfrenta um dia a dia difícil.

TIME DO NF

Diretores, funcionários e assessores do Sindipetro-NF participaram na terça, 10, de confraternização na sede campestre do Sindicato dos Bancários, em Campos dos Goytacazes. O coordenador do NF, José Maria Rangel, destacou o papel de todos na construção das lutas da categoria, especialmente neste ano de 2013, quando todo o bom funcionamento da entidade foi testado em um movimento intenso e vitorioso como foi a Greve de Outubro.

FALTA DE PLANEJAMENTO

Flagrante do improviso da Petrobrás, no heliporto do Farol de São Thomé, representativo do caos na infraestrutura aérea na região. Um caminhão pipa contratado pela empresa serve como meio de combater incêndio no novo saguão. A instalação foi reprovada neste ano em inspeção do sindicato, entre outros motivos por não possuir um sistema fixo de combate a incêndio. O caminhão diariamente muda de local e está recebendo mensalmente para “manter prontidão” para um eventual incêndio no saguão vazio. Esse é o saguão “padrão Fifa” da Petrobrás.

Curtinhas

** Novas exibições do documentário “Forró em Cambaíba”, produzido pelo Departamento de Comunicação do Sindipetro-NF, estão programadas para os próximos dias: 16, às 21h, no Bar Dona Baronesa, em Campos; 17, às 18h, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos; e no dia 19, às 18h30, na sede do sindicato, em Macaé.
** Esta é a última publicação de 2013 da edição regular do Nascente. Na próxima semana circula a versão especial de retrospectiva do ano. O boletim retorna em janeiro.
** Nelson Mandela, presente!