NF recebe novas denúncias e mantém diálogo com Sinthop e trabalhadores de hotelaria

O Sindipetro-NF continua, nesta semana, o diálogo com trabalhadores e trabalhadoras do ramo de hotelaria, que prestam serviço nas plataformas da Bacia de Campos, representados pelo Sinthop (Sindicato dos Trabalhadores de Hotelaria Embarcados Nas Plataformas de Petróleo).

Duas reuniões já foram realizadas entre o grupo e a diretoria do Sindipetro-NF. A entidade tem sido solidária à luta dos trabalhadores de hotelaria, que denunciam baixos salários e condições precárias de trabalho.

Neste final de semana, o NF voltou a receber denúncias dos trabalhadores. Além de reforçar a reivindicação por aumento salarial, plano de saúde extensivo a dependentes e aumento no vale alimentação, um dos relatos dão conta de que, na limpeza, faltam produtos químicos e equipamentos de boa qualidade.

Nas cozinhas, os equipamentos também estão deteriorados. “Tem local que fogão só funciona às vezes só uma boca, por último o chef estava fazendo as coisas só no forno, e as piaozadas reclamando , mais ninguém sabe o que a gente passa”, contou um trabalhador ao NF.

A categoria petroleira vem sofrendo com alimentação e condições sanitárias precárias a bordo de diversas unidades. Uma delas, a P-53, chegou a precisar desembarcar trabalhadores com intoxicação alimentar. O caos na qualidade dos serviços acabou por revelar as péssimas condições de trabalho dos próprios empregados da empresa que presta o serviço à Petrobrás.

“Estamos passando um sufoco com essa empresa , muito despreparada. Estamos em unidades velhas, sobrecarregados, e com fiscalização de hotelaria que acha que é tudo novo, um alto nível de cobrança para uma coisa que é bem velha”, relata um trabalhador.

Após a última reunião, em vídeo, o coordenador da entidade, Tezeu Bezerra, destacou a importância da atuação do Sinthop, chamou a categoria à se filiarem ao seu sindicato para que fortaleçam a luta junto às empresas e reforçou o apoio incondicional do NF.

Bezerra também lembrou aos trabalhadores que é muito importante que denunciem os casos de assédio, informando os nomes dos assediadores para que sejam tomadas as providências devidas.

O Sindipetro-NF não representa formalmente os empregados de empresas de hotelaria que prestam serviço à Petrobrás e demais operadoras de petróleo, mas é uma entidade solidária à luta de toda a classe trabalhadora, especialmente em uma atividade tão essencial para a indústria do petróleo. A entidade mantém pressão sobre a Petrobrás para que os contratos com as empresas que prestam serviço na área sejam revistos.