Nota da Diretoria do Sindipetro-NF – Justa Causa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Sindipetro-NF recebeu a informação de que o Gerente Geral da UO-BC fez uma apresentação aos pelegos para ludibriá-los de que furando a greve estariam defendendo a Petrobrás, chegando ao absurdo de alegar que se houver a greve a empresa não terá dinheiro para pagar os salários dos trabalhadores em 2016. Essa mesma orientação foi passada aos demais gerentes para repassarem às suas equipes.

Infelizmente, alguns trabalhadores acreditam nessa “ladainha” de que o endividamento da Companhia está incontrolável e de que a pauta apresentada pela FUP e Sindipetro-NF são temas políticos que fogem da alçada da empresa. Uma simples análise da nossa pauta vai constatar que a Gestão da Petrobrás está MENTINDO, afinal quem define a admissão de novos empregados para recompor o efetivo? A Petrobrás ou Brasília? Quem define a estrutura organizacional? Quem é o responsável pela Política de SMS? Quem define os investimentos em Campos maduros? E assim podemos seguir analisando, item por item, nossa pauta.

Usam repetidas vezes para esse discurso o nível de endividamento. Analisando o balanço da empresa e demais demonstrativos, sabe-se que mais de 40% do endividamento é para ser amortizado de 2020 em diante, alguns compromissos são para ser pagos em 2115, ou seja, daqui há 100 anos! Que investidor seria louco ao ponto de emprestar para receber daqui há 100 anos se não acreditasse na força e capacidade de pagamento da empresa? O perfil do endividamento é claramente de longo prazo.

Se querem discutir economia de recursos da empresa podemos dar alguns exemplos:

A nova diretoria e presidência da Petrobrás estão saindo do EDISE e mudando, provisoriamente, para o Edifício Senado. Para adaptar as instalações existentes e deixá-las a contento de recebê-los, estão sendo gastos R$14 MILHÕES, incluindo o custo de um restaurante de luxo exclusivo para a Diretoria.

Como falar de economia e não citar o último patrocínio local: a Petrobrás pagou R$ 458 mil para ser a patrocinadora máster da Feira Brasil Offshore em Macaé, bancando a vinda do Senador José Serra à Macaé para desmoralizar a empresa e os seus empregados.

Desafiamos os gerentes que anunciam que “a Petrobrás está quebrada”, virem a público esclarecer os custos que a empresa teve no passado, está arcando nesse momento e terá para embarcar os pelegos em períodos de greve. Quanto custa cada vôo de pelego saindo do Aeroporto de Jacarepaguá? Fomos informados que amanhã, em pleno um domingo, sairão 14 vôos, rumo à Bacia de Campos, apinhados de pelegos. Estamos falando de quantos milhões? Fora as vagas nas plataformas com o desembarque de contratados, as horas extras indevidas e tudo mais.

Por fim, o Sindipetro-NF vem à público responsabilizar os Gerentes da empresa por qualquer acidente que ocorra nesse período. Denunciamos o CRIME cometido pelos mesmos ao não cumprir a Lei de Greve – 7783/1989, principalmente no que diz o Art. 6º, § 2º:

“É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.”

Além disso, pelo descumprimento do Código de Ética nos itens 3.2,3.5, 3.7, 3.9, 3.11 e 3.12. e do Guia de Conduta da Petrobrás nos itens 4.1.1, 4.1.4, 4.1.13, 4.2.1, 4.5.2, 4.6.3 e 4.14..

 E por fim, pelo descumprimento da Lei 5452,CLT no seu art. 482, itens “a”, “b” e “k”.

Recentemente, foram distribuídas diversas punições sem nenhuma motivação justa e com o claro objetivo de atingir as mobilizações coletivas. Com essa vasta quantidade de descumprimentos de leis, códigos e guias o que podemos esperar? Uma Justa Causa?

Os trabalhadores não aceitarão atitudes antissindicais e estarão cada dia mais preparados para a batalha que garantirá uma empresa forte, integrada e que continue sendo a grande impulsionadora do desenvolvimento regional e nacional. A Petrobrás é para o POVO BRASILEIRO e não para o mercado.

O sindicato mantêm a orientação para os petroleiros e petroleiras de luta, de todas as bases, se manterem atentos aos informes nesse momento que antecede a deflagração da greve.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil!

Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF