Nota de repúdio: contra a invasão dos EUA à Venezuela e em defesa da soberania popular

O Sindipetro-NF manifesta sua solidariedade ao povo venezuelano e repudia veementemente qualquer forma de agressão à soberania da Venezuela promovida pelo governo dos Estados Unidos.

Os bloqueios econômicos, sanções e ameaças de intervenção não têm como objetivo a defesa da democracia, mas sim o sufocamento econômico do país e a apropriação de suas riquezas naturais, em especial o petróleo, estratégico para os interesses do imperialismo e das grandes corporações transnacionais de energia.

Como trabalhadores do setor energético, denunciamos que essas medidas configuram guerra econômica, violam o direito internacional e penalizam duramente a população, aprofundando a crise social e humanitária.

O Sindipetro-NF reafirma seu compromisso com a autodeterminação dos povos, com a soberania dos países latino-americanos e com o controle popular das riquezas energéticas, sem ingerência externa.

Atos contra a invasão estadunidense acontecem nesta segunda-feira

Movimentos populares brasileiros se somam à onda de protestos em todo o mundo. Atos estão marcados em várias capitais do país para esta segunda-feira (5). No Rio de Janeiro, a concentração será a partir das 15 horas, na Cinelândia, de onde os manifestantes seguem em passeata até a sede do Consulado dos Estados Unidos, na Avenida Presidente Wilson, 147, quase esquina com a Rua México. Um protesto está marcado para às 16 horas.

As manifestações estão sendo convocadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, das quais participam entidades do movimento social, centrais sindicais, entre elas a CUT, sindicatos, MST, entre outros.