Nota do Sindipetro-NF aos petroleiros da Bacia de Campos

Os petroleiros da Bacia de Campos estão, mais uma vez, de parabéns. De forma ordeira e, ao mesmo tempo, contundente, realizaram neste domingo mais uma paralisação de permissões de trabalho (PT´s) em 36 plataformas. Organizados, fizeram assembléias e escolheram comissões por unidade, para, de modo responsável, avaliar com altivez o que deveria e o que não deveria ser feito, elegendo para cumprimento apenas tarefas que tinham implicação direta na habitabilidade e na segurança.

Nem mesmo os boatos espalhados por gerências para desmontar o GDPSO foram capazes de desmobilizar a categoria. O sindicato manteve a sua orientação de paralisação, e esclareceu que especialmente nestes momentos em que a unidade é posta a prova, quem informa a categoria é a entidade. Os petroleiros já estão escolados na guerra de contra informação que faz a gerência.

Não havendo uma clara posição da empresa em desmontar este monstrengo que alimenta o sadismo de gerentes e contribui para a política do “tapinha” novas paralisações serão feitas. Os petroleiros vão continuar unidos contra o desrespeito e o arbítrio.

O Sindipetro-NF e a categoria petroleira defendem a adoção de tantas inovações que promovam a segurança quantas forem necessárias. Mas isso se baliza pelo respeito à dignidade humana. Não fossem os trabalhadores, nenhuma política de segurança teria sido implementada. A categoria as aprova pelo óbvio motivo de que ela é a vítima, por vezes fatal, da insanidade da produção da todo custo. Mas chamar o sistema de punições que estão vinculando ao GDPSO de política de segurança é subestimar os petroleiros. Instrumentos como este a categoria dispensa e, do alto da sua capacidade de organização, reivindica que seja eliminado.