Nota técnica do Dieese mostra prejuízo causado pela venda de Carapeba, Vermelho e Pargo

Nota técnica do Dieese, assinada pelos economistas Iderley Colombini e Cloviomar Cararine, mostra como a privatização dos campos de Carapeba, Vermelho e Pargo, na Bacia de Campos, é um desastre para o País. O Sindipetro-NF, a FUP e demais sindicatos e movimentos sociais seguirão na luta contra o entreguismo, denunciando à sociedade brasileira os riscos para a economia e para a soberania nacional.

Os três campos foram vendidos no valor de US$ 370 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhões). Apesar do valor aparentemente alto, se torna irrisório se comparado com o potencial de exploração. Segundo estimativas com base em dados fornecidos pela ANP, as reservas atuais (outubro de 2018) dos campos de Pargo, Carabepa e Vermelho são de 1,5 bilhões de barris de petróleo e 6,7 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Para se ter uma ideia da magnitude dos recursos que ainda serão gerados nestes campos, se considerado o preço do barril em outubro de 2018, equivaleriam a R$ 441 bilhões.

“A privatização dos campos maduros brasileiros para as empresas estrangeiras, apenas representa o triste desfecho de uma política de descaso e entrega do patrimônio público do país, trazendo muitas perdas materiais e incertezas quanto a capacidade produtiva. Infelizmente as políticas executadas pelo próximo governo parece irem no mesmo sentido, de recolocar o Brasil na sua trajetória de subdesenvolvimento”, avaliam os economistas.

Clique aqui para a ler a nota na íntegra e divulgue entre os seus contatos.