Novembro Azul: homem de luta é o que cuida da saúde e se previne do câncer de próstata

Neste Novembro Azul, dedicado a campanhas de prevenção ao câncer de próstata, o Sindipetro-NF reforçou em suas redes sociais mensagens de estímulo ao autocuidado masculino. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, em matéria divulgada pela Agência Brasil e com base em dados do Ministério da Saúde, a doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 por dia. A melhor forma de combate é o diagnóstico precoce.

Iniciado em 2003, na Austrália, o movimento de conscientização mobiliza governos, instituições e entidades. Além das mensagens nas redes sociais, o Sindipetro-NF iluminou as fachadas das suas sedes, em Campos dos Goytacazes e em Macaé, com a cor azul.

A revista científica internacional Lancet prevê que o número de casos de câncer de próstata deve aumentar nos próximos anos. A projeção é a de que os casos no mundo devem duplicar até 2040, passando de 1,4 milhão em 2020 para 2,9 milhões em 2040, devido ao aumento de expectativa de vida global. A previsão é que também haja um aumento de 85% do número de mortes (de 375 mil em 2020 para 694 mil em 2040), informou a agência.

O que é a doença

“É o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames”, explica conteúdo educativo do Ministério da Saúde.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).

Sintomas e prevenção

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Entre os comportamentos que contribuem para a prevenção estão uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura (principalmente as de origem animal). Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.