Novo ato “Fora Bolsonaro” em Campos nesta sexta terá café da manhã em diálogo com a população

Sindicalistas que representam diversas categorias em Campos dos Goytacazes reunidos na organização do ato "Fora, Bolsonaro", no próximo dia 12
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Sindicatos, entidades dos movimentos sociais e partidos políticos voltam a mobilizar os moradores de Campos dos Goytacazes em um ato público contra o governo Bolsonaro. O protesto será realizado nesta sexta-feira (12), às 10h, no Pelourinho, no Calçadão do Centro.

Os organizadores do novo protesto “Fora, Bolsonaro” no município mudaram o formato da manifestação em relação às mais recentes, realizadas na Praça São Salvador. Desta vez, o objetivo é promover um diálogo por meio de um café da manhã servido à população.

“Nós decidimos que vamos ter uma concentração no Sindicato dos Bancários, às 8h, sairemos em torno de 9h em caminhada até o Pelourinho, onde já estará uma equipe fazendo uma ouvidoria com a população em um café da manhã para marcar a questão da fome, da miséria. A expectativa é a de que a gente tenha bastante gente”, explica a diretora do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe), Odisseia Carvalho.

Na última sexta-feira, em reunião dos organizadores, na sede do Sindicato dos Bancários, ficou definido que a realidade de fome e miséria também será marcada de forma solidária no final da tarde do dia anterior ao protesto, com a distribuição de quentinhas para a população em situação de rua, na Praça São Salvador.

Os organizadores têm destacado a grande adesão de entidades ao protesto. Estão envolvidos sindicatos e associações que representam categorias como a dos bancários, metalúrgicos, profissionais da educação, petroleiros, químicos, docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense, técnicos, trabalhadores da Justiça, saneamento, servidores públicos, entre outras.

A vice-presidente da Aduenf (Associação dos Docentes da Uenf), Luciane Soares da Silva, é uma das lideranças que ressaltam o crescimento da adesão: “A reunião foi muito exitosa porque reuniu um número muito grande de sindicatos. Temos conseguido fortalecer esse trabalho de reunião. Isso se torna cada vez mais importante porque a ideia é que a gente consiga fortalecer a luta contra esse governo, principalmente nesse momento em que explode a fome, a miséria, o preço dos combustíveis.”, afirma.

“As expectativas são as melhores. É sempre muito válido conseguir esse diálogo com a população. O Betinho [sociólogo Herbert de Souza] já lembrava que alimentar as pessoas é uma forma de construção e resistência política. Acho que a gente atualiza isso nesse momento”, destaca Luciane.

Rumo aos protestos do dia 20

O ato público desta sexta-feira, em Campos dos Goytacazes, antecipa o clima de mobilizações para os protestos nacionais do próximo dia 20, Dia da Consciência Negra, que também será marcado por manifestações contra o governo Bolsonaro.

“Junto com o do próximo dia 20, são os dois últimos atos “Fora, Bolsonaro” do ano e é preciso chegar àquelas pessoas que percebem que há algo muito errado no Brasil, mas que nem sempre nós conseguimos atingir a essa população. Então a expectativa é essa, conseguir conversar com uma população que circula pelo Centro”, complementa Luciane.