Novo golpe contra a soberania previsto para o dia 27, com leilão de áreas do Petróleo

Às vésperas da realização de grande ato pela Soberania Nacional, no Rio, no próximo dia 3 de outubro, aniversário da Petrobrás, o governo do golpista MiShell Temer se prepara para entregar mais áreas de petróleo e gás, com a realização nesta quarta, 27, da 14ª Rodada de Licitações para exploração do patrimônio que deveria ser somente do povo brasileiro.

A Petrobrás foi retirada do direito de operadora única, com garantia mínima de 30%, passou a uma condição de preferencial, com a mudança da Lei da Partilha em 2016, sob encomenda dos setores entreguistas do governo federal e do Congresso Nacional. Na prática, a decisão fica na mão da gestão neoliberal da companhia, que atua de modo voraz no desmonte da empresa.

Serão ofertados 287 blocos nas bacias marítimas de Sergipe-Alagoas, Espírito Santo, Campos, Santos e Pelotas e nas bacias terrestres do Parnaíba, Paraná, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Espírito Santo, totalizando uma área de 122.622,40 km².

Para o Sindipetro-NF, o leilão do próximo dia 27 se soma a uma trajetória de desmonte de um projeto nacional, baseado no uso dos recursos do petróleo para promover justiça social e distribuição de renda. A lógica que impera, na gestão MiShell e Parente é a financista, sem compromisso do o futuro do País.